all I got was this lousy t-shirt

Uma das coisas boas de viajar é poder provar comidas diferentes. Eu não sou fã de viagens, especialmente do trajeto ida-volta e dos confinantes avião, carro, trem, navio. Mas curto ficar uns dias fora, deixo bem claro: UNS DIAS! Quando viajo – e até que tenho viajado, pois apesar de cabrita empacada quero conhecer o mundo, me divirto com a parte de alimentação. No Brasil é sempre uma farra gastronômica, um empanturramento pantagruélico. Em outros países é aquele excitante e zeloso pisar em ovos, um cuidado com o que pedir, decifrar os hieróglifos da escrita e fala desconhecida, morder com curiosidade e temor, se surpreender e se deleitar com novos sabores. Sempre que viajo faço uma visita ao supermercado local. Pra mim é uma diversão, tanto quanto bater ponto nos cartões postais turísticos, ou pensando bem, melhor! Fico horas vagando pelos corredores, olhando ou lendo embalagens, descobrindo coisas novas, ou até mesmo a grande surpresa: isso tem lá em Davis!
Mas minha visita mais longa e inesquecível à um supermercado, foi a segunda que fiz ao Real Canadian Superstore. Na primeira, fui acompanhada pela pentelhuda da prima do meu marido, que deu palpite em tudo e me guiou pelo supermercado conforme o esquema dela, jogando coisas que ela comprava mas que eu nunca compraria no meu carrinho, falando pelos cotovelos e não me deixando ver, nem decidir nada. Fomos pra casa, eu guardei as trancas que ela me fez comprar e no dia seguinte voltei lá de bicicleta. Passei quase três horas dentro do lugar, que era enorme, olhando corredor por corredor, prateleira por prateleira, produto por produto, tentando me familiarizar com as diferenças, me inteirar das novidades, decifrar ingredientes e planejar os novos rumos da minha maneira de cozinhar dali pra frente.

14 thoughts on “all I got was this lousy t-shirt”

  1. achei super gozado vc ter dito “a pentelhuda da prima do meu marido”! aqui em SP a gente diz a pentelha da prima,pentelhuda é outra coisa…rrrr bem, mas talvez até que vc tenha escrito correto e a pentelha da prima do seu marido é tbm pentelhuda, quem sabe né ? rrrr
    Um beijo!

  2. Amo supermercados em outros paises. a aventura .o descobrir. Lembro que ia muito remar na suica e compravamos nosso proprio rango pois faziamos nossas proprias coisas. Amava os iogurtes, os paes (beautiful brown bread), …Estou indo para a Espanha no mes que vem rever amigos e já estou excited pois amo ir nas vendinhas espanholas.

  3. Fer,
    Eu amo passear em supermercados, mercados e feiras, sempre gostei, mas hoje em dia, mais ainda!
    Agora, acho que para compartilhar esse gosto conosco, a pessoa precisa gostar de COZINHAR. Conheço quem ame comer e tenha verdadeira ojeriza por supermercado…vai entender…assim, minha única explicação para essa “estranheza” – hohoho – é a pessoa não ter o prazer de preparar a comida, logo também não curte fuçar coisas novas para preparar…
    bjo,

  4. Fer, hoje eu sou como você, mas nem sempre foi assim. Meu “awakening” para a gastronomia aconteceu recentemente, e eu visitei vários países sem dar a devida atenção à culinária local… Mas cada momento da vida tem suas prioridades e não adianta remoer o que já passou. Hoje, meu enfoque em cada local seria totalmente outro! Well…

  5. A prima dele não lê seu blog né… mas eu em Boulder ia quase todos os dias ao Safeway, era no plaza bem atrás de onde morávamos, mas minha paixão era o Whole Foods, que se tivesse no Brasil acho que iria estourar, como é bom aquilo, gostava de tudo, dos pães saindo quentinho do forno… das comidas, dos lanches… tudo orgânico… Bjs

  6. Realmente, lendo o texto e comentários das amigas, concordo com tudo. Também adoro viajar e *tenho* que ir ao supermercado. Quando estive no Canada eu também ia pelo menos umas 2 vezes por semana “passear” nos supermercados, e no Brasil então, nem se fala…rs.
    Beijos

  7. Parece que a maioria das pessoas que gosta de comer e de cozinhar gosta de supermercados, ne? Eu prefiro os mercados publicos, as feiras. Mas supermercados me satisfazem tambem.

  8. Nossa, eu amo viajar de aviao! amo comida de aviao, amo viajar de trem sentada na janela…. adoro qualquer tipo de viagem seja até de onibus, mas sempre na janela
    quanto a supermercados, tambem sou fanatica, mas tem um porém: sempre sozinha!!! nunca acompanhada, porque eu tambem ando de corredor em corredor, olhos todas as prateleiras, eu adoro! fico horas em grandes super…
    ah! e se vier a BH nao deixe de ir ao Mercado Central, eu moro bem pertinho dele, e todos os sabados eu estou lá fazendo as minhas rondas….

  9. Ahh supermercados pelo mundo… adoro, adoro. Mas também gosto de explorar com tempo, decifrar pelas ilustrações da embalagem se algo é de comer ou lavar roupa, adoro. Aqui nesta parte da Ásia onde estou perdida tudo é ainda mais novo, curioso e algumas vezes assustador (Carrefour daqui vende rãs vivas, saltitantes). E neste mesmo paraíso, para o meu espanto (ainda maior do que as rãs) encontro “Biscoitos Bauducco”, vindos diretamente do Brasil.

  10. Fer, quem sou eu pra discordar??
    Me divirto ateh passeando/comprando no Home Depot..hehe..que diria supermercado..:)) Fikei curiosa sobre as mudancas (culinarias) depois dessa visita..
    Bjs
    Bri

  11. Fer, tive uma situação parecida com essa sua do Canadá. Estou rindo pencas aqui a me lembrar da bruaca! HAHAHA
    Também gosto de incluir longas visitas ao supermercado (e a mercadinhos e feirinhas locais) quando viajo.
    Beijos

  12. Fer, ano passado quando estive na Argentina “gastei” boas e proveitosas horas percorrendo seus supermercados. Acho sempre um luxo entender os hábitos alimentares locais. Beijos, Lara

Deixe a sua pitada: