cassoulet de grão-de-bico

cassouletdegraodebico.JPG

Meu irmão é um apreciador da boa mesa e já comeu de tudo, em muitos lugares do mundo. Ele contando de um cassoulet de feijão branco com pato que comeu na França me deu uma idéia para o jantar. Nesse frio, queremos comer coisas quentes e substanciosas, para aquecer o corpo, dar sustância. O cassoulet é uma comida perfeita pro inverno. Fiz com grão de bico, que cozinhei “from scratch”, a partir do grão seco, porque os de lata se fesfazem durante o cozimento. Usei bacon, uma dessas linguiças com recheio de tomate seco e sei lá mais o que, e uma peça de smoked pork shank, que dá um sabor especial ao guisado. Alho refogado, louro e salsnha fresca no final. Sal e pimenta do reino a gosto. Voilá!

10 comentários em “cassoulet de grão-de-bico”

  1. Oi Fer, tudo bem? É Tatiana Cerri, que morou em Davis!
    Estava eu procurando uma receita de Cassoulet para dar hoje no meu programa de rádio e minha pesquisa foi direto para a sua página.
    Sua página está cada dia melhor. Parabéns!
    Saudades
    Bjs
    Tati

    R: Oi Tati! que saudades! como você está? sua familia? e seu program, ainda firme, que legal! beijaoo

  2. Olá Fer!
    Gostaria de entrar em contato pois estou desenvolvendo um livrinho de receitas e gostaria de saber se vc pode me ceder o uso da imagem do cassoulet de grão de bico. Coloco seus créditos no livrinho sem problemas.
    Agiardo seu retorno e um abraço.

  3. Fe, que delícia de prato.Adorei o elemento grão de bico aqui. Apesar de gostar muito de feijão a minha grande paixão é grão de bico.de comer de passar mal. Talvez faça no proximo domingo, já de volta a minha casa.estou nos meus ultimos dias por aqui.

  4. Fer, cassoulet é uma delícia mesmo! Especialmente nos dias friozinhos! Com este calor que faz em São Paulo, não posso nem pensar em grão-de-bico por enquanto! eheheheheh! Querida, feliz 2007 para você! Espero que ano que vem a gente consiga encontrar a turma blogueira pessoalmente :)) beijossss

  5. oi, fer, quanta coisa gostosa!!! fiquei com água na boca com a receita da sobremesa e do cassoulet. sempre quis fazer cassoulet, mas as receitas que eu acho na net são muito, muito elaboradas… essa sua parece bem mais simples, vou tentar quando o tempo esfriar. nosso ano novo vai tem aquelas coisas que já são de praxe: lombo, tender, salada. vou fazer um risoto de cogumelo e torta de maracujá pra completar. wish me luck, é muita coisa pra uma pessoa enrolada fazer sozinha!!! beijos e feliz ano novo, muita saúde, amor e paz pra você e sua família (e vamos torcer por um mundo um pouquinho melhor do que esse no ano que vem…). beijo grande!!!

  6. Fer, deve ter ficado maravilhoso. Amo grão de bico, e ando com vontade de comer puchero, então esse cassoulet me atiçou as lombrigas – mas com esse calorão… só em junho. rs
    Um FELIZ 2007 pra você e sua família, cheio de paz, saúde, realizações e sucesso!!!
    Bjs

  7. Cá em Portugal temos um prato mais ou menos semelhante. Chama-se macarrão à moda de Viseu e é excelente no inverno. leva grão, carne de porco, chouriço, macarrão e há até quem ponha um pouco de couve… Bom ano!

Deixe a sua pitada: