abobrinhada

Quando eu pego minha cesta orgânica nas segundas-feiras, a visão das inúmeras abobrinhas me faz tremer. E agora? O que eu vou fazer com elas? Refogar? Pôr na sopa? Cortar em rodela e fritar? Incluir no molho de macarrão? Abobrinha não é o meu legume favorido…. Mas eu tento usá-la como posso, cavo a polpa [com o quase inútil cavador de bolinhas de melão!] e recheio com a própria polpa, mais ervinhas, mais queijo ralado, mais restinhos de frango… Mas a primeira vez que recebi elogios com uma receita usando abobrinha foi com uma salada. A receita eu peguei num blog culinário em inglês, não lembro qual infelizmente, então vai ficar sem crédito. Fiz nos picnics que organizei no verão e recebi comentários animados. Mas o melhor deles veio da minha nora, que num almoço aqui em casa disse, enquanto se servia de mais salada de abobrinha: “como você consegue fazer abobrinha ficar saborosa?” Ganhei o dia! E aqui está a receita:
Salada de Abobrinha
A receita original pedia pedacinhos de frango desfiado. Eu fiz com frango e sem frango e ficou melhor sem. Corte as abobrinhas num cortador de legumes em fatias extremamente finas na diagonal. Corte as fatias em duas partes e depois em tiras finas. Tempere com sal, pimenta do reino, vinagre de framboesa [raspberry vinegar] e óleo de nozes [walnut oil]. Deixe na geladeira por pelo menos uma hora antes de servir. Essa salada fica melhor no dia seguinde e dá pra guardar refrigerada por vários dias. Super simples e consegue fazer a abobrinha ficar deliciosa!

7 comentários sobre “abobrinhada”

  1. Fer,
    nunca tinha comido abobrinha crua. Ou fazia refogada ou cozida em salada com tomate e cebola, mas nunca achei um negócio grande coisa. Fiz a salada com a abobrinha crua, bem fininha,temperei bem e só fui comer 24 horas depois. Que delícia! Até meu marido que não gosta de abobrinha comeu.

  2. Tereza, acho que crua fica ate melhor que cozida… bom, eu nao gosto muito do sabor da abobrinha…. 😉 beijao, lindoca!
    Cleo, sempre penso se voce ainda estaria me lendo! Que bom que esta e que veio aqui [e comentou!]. Super beijo pra voce! 🙂

  3. Ah, que legal!
    Vi hoje no seu blog esse novo end e rindo (porque lembrei imediatamente da famosa receita da sua mãe)vim voando; corri aqui para os comentários mesmo sem ainda ler.
    Claro que deve ser ótimo, o visual está apetitoso!
    Sempre te leio mas quase nunca te escrevo.
    Daqui de Barão, Campinas.
    Beijos
    Cléu

Deixe a sua pitada: