sopa de cogumelo & missô

Vi essa receita no instagram do Origem Temperos. Eles têm uns produtos que parecem maravilhosos e fazem muitas receitas usando o missô. Essa eu adaptei um pouco e usei o missô de grão-de-bico. Eu tinha trazido muitos cogumelos pra casa, do meu voluntariado no Food Bank. Sequei a maioria deles e fiz essa sopa com os cabinhos—que eu sempre removo e reuso em caldo, e alguns cogumelos. Ficou uma sopa muito deliciosa!

Refogue uma cebola numa mistura e azeite e manteiga. Junte os cogumelos picados e refogue mais um pouco. Adicione um caldo de legumes ou mesmo água [foi o que fiz] e deixe cozinhar uns minutos. Coloque tudo no liquidificador, acrescente umas 2 colheres de sopa de missô de grão-de-bico, uma xícara de leite vegetal [usei o de aveia] e bata bem até formar um creme. Pode voltar pra panela pra esquentar levemente se precisar, mas não deixe ferver pra não perder as propriedades do missô. Sirva com ervinhas frescas. Eu servi com cebolinha picadinha e meus desidratados de cogumelos, que quebrei com as mãos por cima da sopa.

Os cogumelos desidratados apenas fatiei e coloquei no desidratador por 8 horas, mas eles podem ser feitos no forno bem baixo. Uma parte sequei ao natural e outra temperei com uma mistura de shoyo, gengibre fresco ralado, suco de limão, mirin, e um pouco de cebolinha picada.

Um comentário em “sopa de cogumelo & missô”

  1. I made these last night, and they were delicious! I rarely find a recipe that I want to make a second time, but this is one of those rare finds. I’ll make these over and over again. Thanks!

Deixe a sua pitada: