Recebi um PDF com receitas e dicas de fermentação desse coletivo. Uma das receitas era do iogurte de aveia e do requeijão de aveia. Fiz e ficou muito bom. A receita tinha uma finalização diferente, mas eu me atrapalhei e fiz diferente. Ficou bom assim mesmo. Então vou colocar a receita como eu fiz, com a trapalhada final. Se um dia eu refizer da maneira certa, atualizo esse post.
1 xícara de aveia laminada ou em grão inteiro [*usei a aveia grossa]
1 xícara de água sem cloro [de filtro ou fervida e esfriada]
Coloque a aveia num recipiente de vidro, cubra com água e deixe pela noite até a manhã seguinte.
Pela manhã escorra a água e depois coloque a aveia no liquidificador com mais 1 xícara de água limpa, sem cloro, e bata até ficar bem homogêneo.
Coloque tudo de volta no recipiente de vidro, cubra com um pano fem fixo com m elástico e deixe o processo de fermentação começar.
Durante a fermentação mexa a mistura uma ou duas vezes por dia com uma colher de pau. Eu deixei fermentando por dois dias.
Técnica acidental: Numa panela coloque a 1 xícara da aveia fermentada, 1/3 de xícara de azeite de oliva e sal a gosto. Cozinhe em fogo baixo mexendo sempre com uma espátula até começar a engrossar e soltar do fundo da panela. Deixe esfriar completamente, coloque em vidros e tarde na geladeira.
Pode colocar ervas secas ou outros temperos. Mas eu preferi o mais simples possível. Fica bem cremoso, comemos com pão e bolachinhas, mas ainda vou testar em receitas.
Técnica corrigida: coloque a aveia fermentada numa panela e cozinhe em fogo baixo-médio, mexendo sempre, até engrossar bem e descolar do fundo da panela. Remova do fogo, deixe esfriar. Então coloque no liquidificador, acrescente 1/3 de xícara de azeite, 1 colher4 chá de alho em pó, sal, 1 colher de sopa de levedura nutricional. Bata bem até ficar cremoso. Coloque num recipiente de vidro e guarde na geladeira.
Refiz a receita toda pra poder corrigir a distração que tive na primeira vez e decidi acrescentar mais sabor ao queijo. Achei que com a adição do alho e levedura nutricional ficou excelente. Recomendo a segunda opção, sem cozinhar o azeite. Mas se estiver com pressa e sem paciência, a primeira opção também fica boa.
Queria confirmar , quando é levado ao fogo ele continua sendo probiótico?
R: acho que não.
Oi Fer!
Queria te contar que eu fiz o requeijao de aveia fermentado, achei super gostoso!! Tem um gostinho q lembra mesmo requeijao, e que eu demorei pra entender pois ha muitos anos que ja nao comia rs! Meu marido tbem gostou!
Fiz a tecnica corrigida mas adicionei somente sal.
Obrigada por dividir, farei novamente!!
Beijos
Ana 🙂
R: gostei de saber Ana! um beijo!