bolo de chá preto & frutas

tea cake

Num domingo eu encasquetei que queria fazer um bolo usando uma infusão de chá preto. Procurei, procurei, procurei, até achar essa receita [a última no final da página], que preencheu todos os requisitos. O resultado foi um bolo bem denso, com bastante fruta e um leve toque do chá Earl Grey. As medidas dessa receita são um pouco estranhas, mas eu usei uma balança e deu tudo certo. A temperatura nos fornos ingleses equivale à do convection oven que deve ser comum por lá, mas ainda não é por aqui. Eu tenho a opção de convection no meu forno, mas calculei a conversão—335ºF no convection equivale a 360ºF no forno comum ou 182ºC.

275g de frutas secas [*usei cerejas e passas brancas]
300ml de chá preto bem forte, de preferência Earl Grey
60g de açúcar mascavo
raspas da casca de uma laranja
2 ovos caipiras grandes
275g de farinha de trigo
2 e 1/2 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
1/2 de colher de chá de canela
1/4 de colher de chá de noz-moscada
1/4 de colher de chá de sal

Unte com manteiga e forre com papel vegetal uma forma retangular de pão. Pré-aqueça o forno a 360ºF/ 335ºF convection/ 182ºC.
Coloque as frutas secas e o chá juntos em uma panela e deixe ferver por 1 minuto. Em seguida adicione o açúcar e deixe esfriar um pouco antes de adicionar as raspas da casca de laranja e os ovos. Em uma tigela misture a farinha, o fermento em pó, gengibre, canela, noz-moscada e sal.

Adicione os ingredientes secos à mistura de chá e mexa levemente até ficar bem misturado. Despeje a massa na forma de pão e asse por 50-55 minutos. Remova do forno, deixe esfriar, desenforme e sirva, acompanhado de chá se quiser.

tea cake tea cake

Deixe a sua pitada: