bolo de figos & amêndoas

bolo-figo-amend.jpg

Mais figos, minha gentê! Comprei muitos de duas variedades diferente e para usar os que não devoramos au natural, usei essa receita do NYT que me foi recomendada pela querida Sally Newton. A massa ficou bem densa e tive que espalhar pela forma com uma espátula. Mas ela cresce e envolve os figos, fica perfeita. O sabor é bem delicado, o doce mais acentuado é o dos figos assados.

4 colheres de sopa de manteiga derretida
1 xícara de amêndoas cruas [inteiras e com pele]
1/4 de xícara de açúcar mascavo
1/4 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/8 colher de chá de canela em pó
1/8 colher de chá de sal
3 ovos caipiras batidos
2 colheres de sopa de mel
1/2 colher de chá de extrato de amêndoa
12 figos maduros

Pré-aqueça o forno em 375ºF/ 190ºC. Unte uma forma de fundo removível de 22 cm com manteiga e reserve. Coloque as amêndoas e o 1/4 de xícara de açúcar em um processador de alimentos e pulse até obter uma farofa. Adicione a farinha de trigo, o fermento, a canela e o sal e pulse para combinar.

Em uma tigela, misture os ovos, a manteiga derretida, o mel e o extrato de amêndoa. Adicione a mistura de ovos à mistura de amêndoa e mexa bem por um minuto para incorporar todos os ingredientes. Despeje a massa na forma untada.

Remova o cabinho e corte cada figo ao meio. Coloque os figos sobre a massa na forma. Se quiser polvilhe um pouquinho de açúcar demerara sobre os figos e leve ao forno por 30 minutos, até a massa ficar bem dourada e firme. Remover do forno e deixar esfriar bem antes de servir.

figos-galore13.jpg figos-galore13.jpg

5 comentários em “bolo de figos & amêndoas”

  1. Fer, obrigada! Fiz a receita no Sábado no que foi a minha despedida dos figos este ano! Fechei com chave de ouro! 🙂
    Beijos!!!
    R: adorei saber, Fernanda! beijo :-*

  2. Que bom que voce gostou! De fato achei que a receita tinha seu nome escrito “all over it” 😉
    Andei viajando e estou meio atrasada nas minhas leituras de blog, mas que surpresa legal ver seu post…

  3. Fer
    Ando a coleccionar receitas com figos para quando for a Portugal na época deles. Já juntei esta, espero conseguir fazê-la. Na verdade da ultima vez comprei uma caixa e com tantos planos, acabei por comê-los todos assim simples.
    Beijo

Deixe a sua pitada: