Mais figos, minha gentê! Comprei muitos de duas variedades diferente e para usar os que não devoramos au natural, usei essa receita do NYT que me foi recomendada pela querida Sally Newton. A massa ficou bem densa e tive que espalhar pela forma com uma espátula. Mas ela cresce e envolve os figos, fica perfeita. O sabor é bem delicado, o doce mais acentuado é o dos figos assados.
4 colheres de sopa de manteiga derretida
1 xícara de amêndoas cruas [inteiras e com pele]
1/4 de xícara de açúcar mascavo
1/4 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/8 colher de chá de canela em pó
1/8 colher de chá de sal
3 ovos caipiras batidos
2 colheres de sopa de mel
1/2 colher de chá de extrato de amêndoa
12 figos maduros
Pré-aqueça o forno em 375ºF/ 190ºC. Unte uma forma de fundo removível de 22 cm com manteiga e reserve. Coloque as amêndoas e o 1/4 de xícara de açúcar em um processador de alimentos e pulse até obter uma farofa. Adicione a farinha de trigo, o fermento, a canela e o sal e pulse para combinar.
Em uma tigela, misture os ovos, a manteiga derretida, o mel e o extrato de amêndoa. Adicione a mistura de ovos à mistura de amêndoa e mexa bem por um minuto para incorporar todos os ingredientes. Despeje a massa na forma untada.
Remova o cabinho e corte cada figo ao meio. Coloque os figos sobre a massa na forma. Se quiser polvilhe um pouquinho de açúcar demerara sobre os figos e leve ao forno por 30 minutos, até a massa ficar bem dourada e firme. Remover do forno e deixar esfriar bem antes de servir.
Fer, obrigada! Fiz a receita no Sábado no que foi a minha despedida dos figos este ano! Fechei com chave de ouro! 🙂
Beijos!!!
R: adorei saber, Fernanda! beijo :-*
Que bom que voce gostou! De fato achei que a receita tinha seu nome escrito “all over it” 😉
Andei viajando e estou meio atrasada nas minhas leituras de blog, mas que surpresa legal ver seu post…
Huuumm, que delícia. Deu água na boca!
Abraços!
Fer
Ando a coleccionar receitas com figos para quando for a Portugal na época deles. Já juntei esta, espero conseguir fazê-la. Na verdade da ultima vez comprei uma caixa e com tantos planos, acabei por comê-los todos assim simples.
Beijo
Morro de inveja de seus figos…..Aqui não tem deles…Só temos figos feios e ruins 🙁