salada de aspargos & canjica
com molho de buttermilk

aspargos-canjica.jpg

Me interessei imediatamente por essa salada por causa da mistura diferente de ingredientes. O aspargo está onipresente neste momento. Tenho recebido um maço semanalmente na cesta orgânica, além do maço extra que acabo sempre comprando na no mercadinho da road 16. A canjica aqui se acha cozida e enlatada nos mercadinhos internacionais ou na seção de produtos mexicanos que tem em qualquer supermercado. Ela normalmente vem numa salmora, porque os mexicanos a usam para fazer sopas e ensopados. Achei que a adicão da canjica deixou essa salada bem diferente.

para o molho:
Um dente de alho
1 colher de chá de sal marinho
1 xícara de buttermilk
1/4 xícara de vinagre de vinho branco de boa qualidade
1/4 xícara de azeite extra virgem

para a salada:
1 maço de aspargos, aparados e cortados em pedaços
1 xícara de canjica cozida
1 punhado de coentro fresco picado [*usei endro/ dill]

Para fazer o molho misture o alho e sal em um pilão e amasse até formar uma pasta. Coloque essa pasta em uma tigela em seguida adicione o buttermilk e o vinagre. Misture então gradualmente o azeite. Deixe descansar enquanto você faz a salada.
Cozinhe os aspargos no vapor ou mergulhe todos por alguns minutos em água salgada fervendo. Não deixe cozinhar muito para que não fiquem muit moles. Escoe e reserve. Numa saladeira misture os aspargos, a canjica e o coentro [*usei o endro/dill] e tempere com o molho de buttermilk. Sirva em seguida.

2 comentários em “salada de aspargos & canjica
com molho de buttermilk”

  1. Parece gostoso, acho que vale à pena tentar. Canjica salgada não é tão estranho assim; como a valeria disse, é cultural (assim como fritar a polenta e jogar leite por cima, hehe).
    R: é verdade. e fica muito bom! 🙂

  2. Oi Fer. Eu nunca, jamais e em tempo algum pensaria em misturar aspargos com canjica 😉 Só uso a canjica para fazer canjicada doce na época de festa junina. acho que tudo é uma questão cultural.
    Beijos e bom fim de semama.
    R: nem eu Valeria! essa ideia da Heidi Swanson realmente foi diferente. beijos e bom final de semana pra voce tambem! 🙂

Deixe a sua pitada: