Eu faço hummus desde sei lá quando e sempre tive o costume de encher ele de azeite, porque sempre achei que esse era o jeito certo de fazer essa receita. E as receitas de hummus normalmente pedem azeite na lista de ingredientes. Então foi uma grande surpresa ler essa versão básica no livro Jerusalem do Ottolenghi e Tamimi, onde o ingrediente final é água gelada e não azeite. A consistência desse hummus é sedosa e o azeite você acrescenta depois por cima, na hora de servir, junto com ervinhas, sementinhas, ou cubinhos de carneiro refogado. Vou colocar a receita como está no livro, mas eu não fiz a parte de refogar os grãos com bicarbonato de sódio, apenas deixei de molho e cozinhei em bastante água, numa panela de barro, como eu sempre faço. Se alguém fizer esse procedimento, me conta o que achou de diferente.
1 e 1/4 xícaras de grão de bico secos
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
6 e 1/2 xícaras de água
1 xícara mais 2 colheres de sopa de pasta de tahine
4 colheres de sopa de suco de limão
4 dentes de alho amassados
6 e 1/2 colheres de sopa de água gelada frio
sal a gosto
Colocar o grão de bico em uma tigela grande, cobrir com água fria pelo menos duas vezes o seu volume e deixar de molho durante a noite.
No dia seguinte escorra o grão de bico. Coloque uma panela média em fogo alto e adicione o grão de bico escorrido e bicarbonato de sódio. Cozinhe por cerca de três minutos mexendo sempre. Adicione a água e deixe ferver. Cozinhe removendo a espuma que vai formar na superfície. Deixe cozinhando por 20 a 40 minutos. Quando os grãos estiverem macios, quebrando-se facilmente quando pressionado entre o polegar e o dedo, desligue o fogo.
Escorra o grão de bico, que cozido deverá medir cerca de 3 e 2/3 xícaras. Coloque os grãos em um processador de alimentos e processe até obter uma pasta. Com a máquina funcionando, adicione a pasta de tahine, o suco de limão, o alho e 1 e 1/2 colheres de chá de sal. Lentamente vá acrescentando a água gelada e deixe processar por cerca de cinco minutos, até obter uma pasta bem leve e cremosa.
Transfira os hummus para uma tigela, cubra a superfície com filme plástico e deixe descansar por pelo menos 30 minutos. Se não usar de imediato, leve à geladeira e remova pelo menos 30 minutos antes de servir.
Em vez de água gelada, eu misturo água de cozer o grão também gelada, aliás eu faço com o grão arrefecido, cozido de véspera. Assim fica logo disponível para o consumo.
Oi Fer, blog ótimo com sempre!
Olha, eu deixei o grão de bico de molho em meio acido, 24hs e refoguei com bicarbonato conforme a receita: dá-lhe espuma viu?Era infinita!!!Cozinhou, al dente, mas deu um sedimento, foi esquisito!
Eu fiquei com a impressão de que o bicarbonato serve para solta a casca do grão.
Bjs!
Dadi
R: Dadi, obrigada por me contar isso. acho que vou continuar omitindo esse passo e o bicarbonato. beijao! :-*
Amei este Blog. E as receitas são de levantar um morto da sepultura.
Quanto a esta pasta eu costumo fazer de vez em quando cá em casa. Uma delícia.
bjs no ♥ e parabéns !
R: obrigada, Rosangela! um beijo
Fer, nunca fiz com bicarbonato de sódio. Quando estou sem paciência tiro a casca pois li não sei onde que dá gases. 😀
Eu adoro acrescentar oregano e cayenne pepper no final, além do azeite. Faço meu próprio tahini pois não encontro com facilidade. Tão gostoso, o seu ficou lindão.
R: vou te imitar nesse finishing com cayenne, Isa. beijo! :-*
Tudo bem, Fer, essa foi over; depois da sopa, das saladas dos bolinhos de peixe e dos outros que já não me lembro mais, agora essa receita de homus com o maior pulo do gato da história?!?
OK, já comprei o livro; estou convencida de que não posso viver sem ele… Obrigada por mais essa dica maravilhosa, por cozinhar tanto e por nos inspirar sempre! Bjo, Sabrina
R: Sabrina, voce vai amar esse livro! depois me conta o que achou. beijo :-*
Adoro hummus também e nunca tinha feito porque achava que tinha que tirar a casca.. Vou experimentar essa receita. Parabéns pelo blog!! É show de bola!! Adoro as suas receitas!!
manda bala! obrigada Vitoria! 🙂
Que interessante, Fer! Vou testar essa receita.
Bjs.
R: depois me conta. bj!
fico feliz que vc não tira a casca, pq eu nunca fiz hummus – que eu amo – pq não tenho a paciencia nem de me imaginar fazendo isso…
R: Teresa, eu nunca tirei a casca do grao de bico, pra nenhuma receita.
Voce tira a casca do grão de bico depois de cozido ou processa com a casca e tudo?
R: a receita nao pede pra tirar a casca. eu nunca tiro.