pickles de cenoura

pickles-cenoura_2S.jpg

Fiz esse pickles já faz um tempo e comi praticamente o vidro todo sozinha. Não sei por que não faço mais conservas como essa, porque é tão fácil e fica muito bom. Teve uma época no século passado, quando o Gabriel ainda era guri e morávamos na bela city of Pira, que me deu o faniquito de fazer pickles de legumes e fiz muitos vidros com diferentes variedades, que eu mesma devorava entusiasmadamente. Realmente não me lembro se o Gabriel e o Uriel gostavam, mas eu adorava. Essa receita eu tirei de um recorte que guardei da revista Delicious Living, que aqui a gente ganha de graça no supermercado. Lá é sugerido fazer esse pickles também com couve-flor e rabanete e levá-los como adição especial em picnics—ideias que gostei muito.

6 ou 7 cenouras médias lavadas, descascadas, cortadas em palitos
Um pequeno maço de endro [dill]
1 e 1/4 xícaras de vinagre de maçã
1 e 1/2 xícaras de água
2 colheres de açúcar
4 dentes de alho descascados e amassados
4 colheres de chá de sal marinho
1/2 colher de chá de pimenta do reino em grãos inteiros

Em uma panela média misture o vinagre de maçã, a água, o açúcar, os dentes de alho, o sal e os grãos de pimenta do reino; usando um batedor dissolva o açúcar e sal. Leve ao fogo até ferver, adicione as cenouras e o dill fresco. Tampe a panela e cozinhe por 1 minuto; em seguida, retire do fogo, deixe esfriar, coloque num vidro e deixe descansar tampado por pelo menos 24 horas para permitir que os sabores penetrem na cenoura. Guardar na geladeira e servir como quiser.

pickles-cenoura_3S.jpg

3 comentários em “pickles de cenoura”

  1. Olá Fer, quanto tempo essas conservas duram na geladeira?
    E o que se pode fazer, para conservá-las fora da geladeira também?
    Obrigada, adorei a receita!

    R: oi Anni, pra mim elas duram bastante, às vezes mais de um ano. Fora da geladeira só se for num lugar bem frio, tipo um porão. mas nunca fiz. abs!

  2. Fer que delicia!
    Minha avó fazia muito picles assim, ela usava cenouras, couve flor e aquelas cebolinhas pequeninas. Ficava tao gostoso! Ela deixava curtindo por uma semana antes de abrirmos o vidro, eram potoes de vidro com uma tampa de plastico branca. Ela abria e colocava na mesa nos almocos de domingo e todo mundo adorava, que lembranca boa!
    Ja fiz de pepinos aqui em casa pois Matheus adora, mas adorei a ideia da cenouras pois fica mesmo uma delicia.
    Beijos!
    Ana

Deixe a sua pitada: