peixe frito com molho de
abobrinha, manjericão & limão

peixe-abobrinha_1S.jpg

Eu sou daquelas que fica parada no meio da feira ou do supermercado checando o app do Seafood Watch pra me certificar que o peixe que estou querendo comprar é a melhor opção. Como o Rockfish selvagem que eu tinha escolhido estava listado na categoria segura, levei uns filés. Esse é um peixe branco bem macio e carnudo. Depois de cogitar algumas opções de preparo decidi que valia a pena me aventurar a fazê-lo frito. Não me arrependi.

Para fazer o peixe tempere os filés com sal marinho e pimenta do reino moída na hora e passe dos dois lados na farinha de trigo, para quando fritar formar uma casquinha bem fina. Coloque mais ou menos um centímetro de óleo vegetal numa panela larga e funda e coloque os filés quando o óleo estiver bem quente. Frite dos dois lados e escorra para um prato forrado com papel toalha.

Antes de fazer o peixe prepare a abobrinha, picando várias delas em cubinhos bem pequenos. Eu usei algumas amarelas compridas e outras verdes bolotudas. Numa panela coloque um fio de azeite e refogue um pouco de cebola picadinha. Adicione a abobrinha em cubinhos e refogue mais um pouco. Junte um tanto de vinho branco seco e outro de caldo de legumes, tempere com sal e pimenta do reino moída na hora, deixe ferver a abaixe o fogo. Tampe a panela e cozinhe em fogo médio-baixo até formar um caldo mais denso. Para fazer o molho de manjericão coloque um punhado de folhas bem lavadas no processador de alimentos. Junte o suco de um limão espremido e azeite de oliva o quanto baste. Pulse até formar um molho bem grossinho. Coloque mais azeite se precisar.

Na hora de servir coloque a abobrinha com o caldo em pratos individuais ou numa travessa grande, coloque por cima o molho de manjericão e depois os filés de peixe frito. Sirva imediatamente.

Deixe a sua pitada: