quinoa com aspargos
[& manteiga de tabasco]

aspargos-quinoa_1.jpg

Eu adoro as receitas da Heidi Swanson, que são pra mim a epítome do natureba-chique. Ela faz uma mistura inusitada de ingredientes integrais e naturais e o resultado é sempre impressionante. Essa receita de quinoa com aspargos foi a nossa alegria no jantar que fazemos juntos no meio da semana e ainda rendeu uma marmitinha para cada um no dia seguinte. Achei a manteiga com tabasco simplesmente genial.

8 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 colheres de chá de mostarda Dijon
25 gotas de pimenta Tabasco [ou mais, que quiser mais forte]
2 colheres de chá de suco de limão
1/4 colher de chá de sal marinho
1/2 quilo de aspargos frescos cortados em pedaços
4 xícaras de quinoa cozida em água e sal [*2 xícaras de quinoa bem lavada, 3 xícaras de água e 1 pitada de sal. deixar ferver, abaixar o fogo, tampar e cozinhar até a água secar completamente]
1/3 xícara de pinoles tostados [*usei nozes]

No processador ou com o mixer de mão bata a manteiga até ela ficar bem clara e aerada. Junte a mostarda, o tabasco, o suco de limão e o sal e continue batendo. Se quiser uma manteiga mais apimentada acrescente mais tabasco. Reserve. Cozinhe os aspargos já cortados no vapor ou jogue em água fervendo por uns minutos. Não deixe cozinhar muito, eles devem ficar al dente. Reserve.

Numa vasilha coloque a quinoa já cozida, acrescente 3 colheres de sopa da manteiga de tabasco. Pode colocar mais se quiser. Junte os aspargos cozidos, os pinoles ou nozes, misture bem e sirva com o restante da manteiga separado para quem quiser colocar mais. Serve de 4 a 6 porções.

5 comentários em “quinoa com aspargos
[& manteiga de tabasco]”

  1. Fiquei muito interessada em preparar essa quinoa com aspargo. Deve ter ficado deliciosa com tudo isso, além de apimentadinha.
    Lembro de seu comentário sobre meu feed. Agora tenho a imagem junto ao resumo do post no feed. Acho que ficou bem melhor assim.
    Beijos e boa semana!
    R: Gina, essa quinoa fica deliciosa! que bom que seu blog agora tem feed completo, os leitores ficam agradecidos! boa semana pra voce tambem, beijo!

  2. Fer,
    Também acompanho 101Cookbooks, aprendo coisas legais. Esta, por exemplo, já copiei de você e fiz pro almoço (aspargo em lata e castanha do pará). Não sobrou pra marmita de ninguém.
    Agora, lá vai uma cutucada – ache rhubarb novinho para a sua receita.
    http://www.saveur.com/article/null/Rhubarb-Recipes
    Até,
    Dalva
    R: Dalva, super obrigada, quanta delicia de ruibarbo! oba! beijo :-*

  3. Hum, gostei e vou tentar!
    Não conhecia Heidi Swanson, mas já vou correr atrás.
    Um abraço
    R: Camila, a Heidi nao é só uma das blogueiras de culinaria mais antigas e famosas, como tem dois livros [otimos] publicados e acabou de ganhar um James Beard Awards neste ano! corre lá! abs! 🙂

Deixe a sua pitada: