bolo invertido de limão

bolo-limao-amendoa_1S.jpg

Os cítricos são o meu sol de inverno. Quando a paisagem fica cinza, eles aparecem pra colorir e animar nossos dias frios. E aqui na Califórnia eles não só abundam, como são deliciosos, porque o clima é perfeito para essas frutas. Muitas casas tem laranjeiras ou limoeiros nos quintais e nos jardins, o que me deixa cobiçosa de pegar todos pra mim. Embora eu esteja “lemonless” neste momento, depois que deixei meu limoeiro ultra prolífico na minha ex-casa em Davis, em dezembro nós finalmente plantamos uma árvorezinha de limão da variedade Eureka no quintal da nova casa em Woodland e já estou na expectativa de ter limões novamente daqui uns dois anos [paciência zen master, ativar!]

A receita desse bolo saiu da revista Whole Living de jan/fev 2011. Os limões usados aqui são os Meyers, um dos meus favoritos e especialmente diferentes de todas as outras variedades de limão. Eles têm uma casca molinha e a polpa é ultra aromática. Mas vejam bem que ninguém baixou um decreto proibindo de se usar outro tipo de limão para fazer esse bolo.

2 colheres de sopa de manteiga amolecida
1/4 de xícara de açúcar mascavo claro
2 limões Meyer
1 e 1/2 xícara de amêndoas tostadas
1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal kosher
4 ovos grandes—claras e gemas separadas
1/3 xícara de mel

Pré-aqueça o forno em 350ºF. Espalhe a manteiga no fundo e lados de uma forma redonda de 20 cm. Salpique o fundo da forma com o açúcar mascavo. Corte os limões em fatias finas, remova sementes se tiver, e arrange sobre o açúcar. Reserve.
Num processador moa bem as amêndoa. Junte o bicarbonato e o sal e pulse para misturar. Numa vasilha média bata as gemas dos ovos com o mel. Junte as amêndoa moídas e misture. Na batedeira, bata as claras apenas até dobrar de volume. não deixe formar picos. Junte as claras batidas à mistura de amêndoas e combine delicadamente com uma espátula. Coloque essa massa sobre a forma já preparada com os limões. Asse por uns 40 minutos, ou até que o bolo esteja num dourado escuro e bem cozido no centro. Remova do forno, deixe esfriar e vire numa travessa. Sirva morno ou em temperatura ambiente.

5 comentários em “bolo invertido de limão”

  1. Esses quintais fazem lembrar os quintais portugueses 🙂 Alguns só têm mesmo laranjeiras e limoeiros. Estou com superabundância de limões mas a casca deles não é tão molinha como essa. Só experimentando para ver se fica bom. Gostei do mel.

Deixe a sua pitada: