A outra sobremesa que fiz no Natal entrou na lista por causa de um pacote de gengibre cristalizado que eu queria usar. E também pelo fato do gengibre ser simplesmente a nossa paixão. Receitas de bolos de gengibre abundam e eu mesma já publiquei esta e esta. No entanto essa nova versão me inspirou, pois além de usar o gengibre cristalizado na massa e na decoração, usava também o gengibre fresco, numa cobertura à base de cream cheese. Ficou outstanding!
bolo de gengibre
1 tablete [113 gr ou 1/2 xícara] de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de açúcar mascavo escuro
1 ovo grande
1 xícara de melado
1 xícara de cerveja escura
2 1/4 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 1/2 tcolher de chá de cravo em pó
1 colher de chá de canela em pó
1 pitada de sal
1/2 xícara de gengibre cristalizado cortado em pedacinhos
Pré-aqueça o forno em 350ºF / 176ºC com a grade no centro. Unte uma forma com manteiga ou óleo vegetal.
Numa batedeira em velocidade média bata a manteiga até ela ficar cremosa, adicione o açúcar mascavo e continue batendo. Adicione o ovo, o melado e a cerveja. Bata bem por uns 2 minutos.
Numa vasilha separada misture a farinha, bicarbonato, cravo e canela em pó e sal. Adicione essa mistura seca à mistura de manteiga aos poucos, vá batendo a cada adição. Usando uma espátula adicione o gengibre cristalizado. Coloque a massa na forma untada e leve ao forno por 40 ou 50 minutos. Remova do forno, deixe esfriar e coloque o bolo numa travessa. Cubra com a cobertura de cream cheese e gengibre.
cobertura de cream cheese e gengibre
85 gr [3 ounces] de cream cheese em temperatura ambiente
1/4 xícara de manteiga sem sal e em temperatura ambiente
1 colher de chá de extrato puro de baunilha
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
1/2 colher de chá de gengibre fresco ralado
[*coloquei um pouco mais porque gostamos mais picante]
Na batedeira bata o cream cheese, a manteiga e a baunilha em velocidade média. Adicione gradualmente o açúcar de confeiteiro, depois o gengibre e bata até obter um creme bem liso. Cubra o bolo com esse creme e decore com pedacinhos de gengibre cristalizado.
Muita coisa boa por aqui, obrigada!
tai uma coisa que me da um pouco de aflicao de experimentar. nao consigo imaginar gengibre em pratos “doces”… precisaria de mais coragem pra testar essa receita! bj
Fê, saiu uma reportagem legal sobre o seu blog no Correio Braziliense de hoje!! Parabéns vc merece!! Beijocas do Planalto Central — Karla
Tenho um saquinho de gengibre cristalizado para usar mas são tantas receitas boas que o difícil vai ser escolher. Não tenho melaço mas gostei da ideia de ir cerveja na massa e da cobertura de queijo-creme 🙂 Ficou lindo assim!