Eu detestei tanto essa foto, que acabei deixando a pobre receita mofando injustamente na gaveta das desprezadas. Apesar da aparência de vilã de filme de terror, o sabor dessa galette é o fino da bossa. Deve ser feita com tomates maduríssimos no seu pico de doçura e perfume. Usei diversas variedades, que ajudaram a dar um colorido legal. Simplifiquei uma receita do David Lebovitz publicada na revista Fine Cooking. A dele levava milho e queijo. Na minha não. Gostei imensamente da minha versão. Já a massa, fiz exatamente como ele especificava na receita.
massa de cornmeal
suficiente para uma galette de 30 cm
1 1/4 xícara de farinha de trigo
1/3 de cormeal fina
1 colher de chá de açúcar
1 1/4 colher de chá de sal
6 colheres de sopa de manteiga sem sal gelada cortada em cubinhos
3 colheres de sopa de azeite
1/4 xícara de água gelada
No processador coloque a farinha, cornmeal, açúcar e sal. Pulse e vá colocando a manteiga até ela ficar bem distribuída, mas ainda em pedaços visíveis. Adicione o azeite e a água, pulsando até a massa ficar compacta. Coloque a massa sobre uma folha de filme plástico, achate com as mãos formando um circulo e leve à geladeira por uma hora. Abra essa massa com muidado, pois ela fica mais quebradiça que o normal.
recheio de tomate e manjericão
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola grande cortada em fatias finas
Sal e pimenta do reino moída a gosto
Um maço de manjericão fresco picado
1 punhado de azeitonas pretas kalamata
2 tomates bem grandes ou vários pequenos bem maduros, cortados em fatias e enxugados numa folha de papel
Numa panela aqueça o azeite, adicione a cebola e cozinhe, mexendo frequentemente, até ela ficar amarronzada, por uns 10 minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto. Adicione o manjericão picado e as azeitonas e cozinhe por mais 30 segundos. Desligue o fogo e deixe a mistura esfriar.
Pré-aqueça o forno em 375ºF/ 190ºC e coloque a grade no meio. Forre uma assadeira lisa e sem bordas com papel vegetal- parchment. Se sua assadeira tiver bordas, vire e use de cabeça para baixo.
Abra a massa numa superfície bem enfarinhada formando um circulo. Transfira a massa para a forma forrada, usando o rolo ou uma espátula larga se necessário. Espalhe a mistura de cebola, manjericão e azeitona no centro da massa, deixando uma borda de mais ou menos 5 cm. Espalhe o tomate por cima, dobre as bordas e leve ao forno por 30 a 45 minutos. Remova do forno, deslize a galette do papel para um prato e sirva.
nossa amei essa receita. tenho varios tomates do meu jardim que precisam entrar nessa galetta. Vou tentar esse fim de semana.
Fer, sendo crunchy e nao creamy…adorei! Definitely something I’d make.:):)
Happy weekend!
Achei que a torta e a foto ficaram maravilhosas!
Bjs 🙂
Ficou bacana, e as outras fotos tbem, adorei Fer!
Tenho certeza q estava deliciosa sua galette!
Ana
Fer,talvez tenha sido difícil a modelagem porque a massa é quebradiça,não? Bueno,eu sou um fiasco na modelagem e quando quero pães,tortas etc bonitos(quando tem visita por ex.) peço para o marido fazer a modelagem das massas,aí dá certo.Beijos ,por aí é feriado também??
R: Mariângela, que sorte a sua ter um marido ceramista. 😉 aqui nao eh feriado. e nem sabia que ai era! beijo
Eu achei a receita o máximo, vou tentar aqui. E não ficou feia, não (eu tô com bastante fome agora). 😀
Me escreva!
Bweijos, saudades. 🙂
Fer! Adorei! A receita da berinjela acima então…vou fazer, adoro benrijela, e as sementes de romã devem ter ficado ótimas adorei a combinação! Bjs Fe. 😉
Se você triturar manjericão no processador com a farinha, antes da manteiga, a massa fica lindamente verde! Adoro esta torta
beijos