Quando li o título da receita no livrão Vegetarian Cooking for Everyone, pirei. Spanish Potatoes with Safron, Almonds, and Bread Crumbs. Não soa super apetitoso? Pois foi o que eu pensei. A Deborah Madison tem muitas receitas com títulos longos assim, pondo todos os ingredientes pra desfilar na passarela e conquistando o leitor na primeira olhada. Não esperei nem um dia e coloquei a receita em prática. Felicidade é estar recebendo batatas novinhas na cesta orgânica, daquelas que nem precisa descascar, só lavando com água e esfregando os dedos, a casquinha finíssima já sai.
1 quilo de batatas cortadas em quatro ou em fatias grossas
Sal marinho e pimenta do reino moída na hora
2 pitadas de açafrão
3 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
1 fatia de pão rústico
1/2 xícara de amêndoas sem casca picadas
2 dentes de alho
2 xícaras de água fervendo
1 colher de chá de páprica [*usei a páprica defumada espanhola]
1 colher de sopa de salsinha picada [*não usei porque não tinha]
Pré-aqueça o forno em 375ºF/ 190ºC. Unte um refratário grande que comporte as batatas numa única camada com azeite. Adicione as batatas, adicione sal e pimenta a gosto e salpique o açafrão por cima.
Numa frigideira, em fogo médio, coloque o pão partido em pedacinhos com as mãos, as amêndoas e o alho. Refogue bem até o alho ficar dourado. Coloque essa mistura num processador e moa bem, adicionando um pouco da ágfua fervendo até formar uma pasta. Adicione sal e pimenta a gosto e espalhe sobre a camada de batatas. Regue com o restante da água fervendo, cubra com papel alumínio e asse por uns 30 minutos. Descubra, mexa com uma colher e deixe assar mais um pouco, até toda água ser absorvida e as batatas estarem bem macias. Se quiser, gratine por uns minutos no broiler. Salpique com a salsinha picada e sirva. Eu servi com uma salada de alface e pepino.
Ficaram deliciosas! Comentários e fotos no blog.
Em que mais uso o açafrão? Adorei o perfume dele e a cor que dá ao prato, mas gosto não consegui sentir. É assim mesmo ou a qualidade deixa a desejar?
Obrigada 😉
Oi Fer
Eu PRECISO comer isso!!! Mas hoje o almoço já está saindo, amanhã não estou em casa… Domingo. É, domingo é um ótimo dia, O dia.
Será que consigo segurar a água na boca até lá?
Beijos,
Elena sem H
R: Elena, nao deixe escapar no domingo! 🙂 beijaoo, Fer
Yummy Fer!! Essa vou fazer com toda certeza, pois em casa somos todos batatudos (ou seja la como se fale fans de batatas..). Que dela!!:))
Bjs e thanks for sharing ( e get well!!)
olá Fernanda,
Já acompanho seu blog a algum tempo e cada vez gosto mais e mais dele!
Parabéns pelo texto leve, pelas receitas delíciosas e pelas fotos maravilhosas! São sempre de dar água na boca!
Ahh, e eu me vi quando li em um dos seus posts que tem a mania de exemplicar coisas com passagens de filmes. Adoro fazer isso e muitas vezes só eu vi o filme…
Parabéns pelo lindo blog..
Nina
Eu sou batateira assumida e adorei os temperos dessas batatinhas novas, que são as minhas favoritas 🙂
Fer querida,
Estou morrendo de fome!!!
Que receita maravilhosa!!
GRande beijo no coração
Kaka
Batatas, yuuuuummyyy!
Fer, adorei estas batatas! Super diferente, batata com “farofinha” é novidade, vou experimentar aqui em casa. O colorido ficou lindo. Bjs
deu agua na boca…parece que ficou otimo..
Eu acho que estas batatinhas devem ser mesmo muito boas. Quer como refeição por sí só, quer até como acompanhamento de carnes num churrasco, por exemplo.
Mais uma receita que eu adorei!
Fer, para uma mulher doida por batatas como eu, esta receita é uma obrigatoriedade!!
Deixa só o tempo refrescar um pouco por aqui e eu ganho coragem para usar o forno.
Adorei.
🙂