torta de cebola & ricota

torta-ricotacebola_1S.jpg
Fiz essa receita inspirada numa outra um pouco diferente, publicada no livro Vegetarian Suppers da Deborah Madison. Usei outro tipo de massa e de queijo. Ficou muito boa e como faz uma torta grande garantiu mais de uma refeição. Ela fica ótima tanto morna, quanto fria.
4 cebolas pequenas raladas bem fininho no mandoline
Sal marinho e pimenta do reino moída a gosto
Azeite
2 colheres de chá de alecrim fresco picadinho
2 ovos
1 xícara de ricota
Uma massa para torta que forre uma forma de 22cm * usei a folhada/ phyllo
Numa panela robusta refogue a cebola ralada fininho no azeite, temperando com o sal. Tampe a panela e deixe a cebola cozinhar até ficar dourada. Vá olhando, para não grudar no fundo da panela, nem queimar. Adicione o alecrim e a pimenta do reino moída na hora. Desligue o fogo.
Prepare a massa na forma. Se precisar pré-asse. Eu usei uma massa folhada—phyllo dough. A minha era uma massa folhada integral, que eu vi pra vender no Co-op e quis testar. Apenas untei a forma com manteiga, mas se você for usar essa massa e quiser pincelar também as folhas com manteiga, tá valendo.
Prepare o recheio, misturando a ricota, os ovos e a cebola refogada com o alecrim. Coloque o recheio sobre a massa e leve ao forno pré-aquecido em 400ºF/ 205ºC até a massa ficar bem dourada e o recheio firme. Sirva morna ou fria. Eu acompanhei com uma salada simples de folhas de alface.

6 comentários sobre “torta de cebola & ricota”

  1. essa massa biológica é que me dava cá um jeitaço!!!Aqui no Algarve acho que é preciso mais uns bons anos p’ra chegar, chuif!!! que poupança de trabalho não é?
    beijo

Deixe a sua pitada: