[presente de grego]

microwavegourmet.jpg
ou melhor—presente de uma norueguesa engraçadinha…
Fomos jantar com a Reidun, o Idar e a Marianne e a Reidun me trouxe presentes, como ela sempre faz. Desta vez foram mudas de gerânio e de suculentas e este magnifico livro. Todo mundo deu risada porque me dar um livro desses é realmente uma galhofagem. A Marianne sugeriu que eu preparasse um jantar completo usando as receitas do livro e depois colocasse aqui, só para ser do contra. Sabendo da minha relação controversa com o tal do microondas, vocês podem imaginar a minha cara.
O Livro é de 1987, quando os microondas eram o triunfo da modernidade na cozinha, e tem mais de seissentas receitas. Barbara Kafka explica tudinho nos micro detalhes, os truques, os utensílios, as estratégias para abandonar o fogão comum definitivamente. A onda dos microondas deve ter sido poderosa por aqui, pois a autora tinha uma coluna sobre como cozinhar com microondas no jornal New York Times e nas revistas Vogue e Family Circle.
Microwave Gourmet deve ter sido um must. Esse exemplar tem de lambuja anotações feitas a lápis com uma letra de mão primorosa em várias receitas e alguns recortes de jornais da época, completamente amarelados, cheios de receitas e idéias revolucionárias. Microondas economiza energia e tempo! Felizmente mudamos nossa maneira de pensar e de cozinhar e hoje tudo isso só serve para nos fazer rir e nos espantar.

9 comentários sobre “[presente de grego]”

  1. A unica bondade do microondas – alem de esquentar coisas – eh fazer um bacon sequinho e crocante sem muita sujeira. Cozinhar, assim, cozinhar *mesmo*, so presta na chama, no fogo. Nunca gostei daqueles fogoes que tem um vidro em cima ou aqueles que tem aquelas chapas de ferro redondas que esquentam (como eh o nome daquelas coisas?!?)
    Beijo grande!

  2. Fico pensando onde as empresas de marketing erraram!!O micro jamais “pegou”, acho que em nenhum lugar do mundo….
    Aqui em casa ele esquenta o leite e descongela a sopa!
    beijos

  3. tambem uso apenas pra esquentar alguma coisa.Certa vez, preparando um bacalhau, me dei conta que havia esquecido dos ovos cozidos, então tive a infeliz idéia de colocá-los no micro. Não deu nem tempo de chegar na sala qdo ouvi uma explosão,olhei para tras e ví os ovos sapecados por tudo qto é canto da cozinha, sem falar que tive de levar o tal para limpar na assistencia. Depois dessa, nunca mais! passei um bom tempo sem usá-lo.

  4. Fer,ela te conhece bem? Deu de verdade ou foi para provocar?? eu também não gosto de micro,já ganhei dois de presente e já despachei adiante sem tirar da caixa,beijo!

  5. Eu me nego a cozinhar no micro. Só uso mesmo para esquentar as coisas.
    Já tentei fazer o tal bolinho de caneca e foi um fiasco. Parecia uma esponja.
    Bjs 🙂

Deixe a sua pitada: