grão-de-bico com bacalhau

grao-bico_bacalhau_1S.jpg

Um rango que fiz para alimentar muitas bocas. Minha alegria na cozinha é poder fazer um panelão de comida, pois estou sempre me debatendo com as quantidades, tentando diminuir receitas, agora que cozinho somente para dois e de vez em quando só para um.

A idéia veio da famosa salada de grão-de-bico com bacalhau, mas o frio me fez reformular a receita para ser servida quente. Cozinhei o grão-de-bico no dia anterior em bastante água. Achei que cozinhei demais, queria que ele tivesse ficado mais durinho. Oh, well, foi assim mesmo. Dessalguei bem o bacalhau e cortei em postas retangulares. Refoguei as pequenas postas no azeite, juntei bastante cebola cortada em lascas, deixei refogar bem, então juntei o grão-de-bico cozido e refoguei mais um pouco. Acrescentei mais azeite, sal e pimenta do reino moída a gosto e bastante salsinha picadinha. Poderia ter colocado azeitonas, mas nem lembrei. Servi quente. Comemos os restos frios no dia seguinte. Esse prato é bem versátil.

3 comentários em “grão-de-bico com bacalhau”

  1. Fernanda,
    Não imaginas a companhia que teu blog tem me feito aqui no sul do Brasil, na fazenda onde moro no Saycan! Neste domingo, levantei como de costume, antes do maridão Lauro e como não gosto de fazer o mate entrei no teu blog esperando que ele levantasse e iniciasse nossas atividades rotineiras com a mateada.
    Encontrei o pão em uma de tuas leituras com três fermentos e sem sovar ou tempo de crescimento! Era tudo o que eu necessitava no momento!
    Eu não havia feito pão, tinha passado o sábado fazendo geléia de uvas, roubadas dos passarinhos que tenho no meu pátio.Gostaria de saber mandar fotos pois teria muito orgulho de mostrar o que teu glog tem feito no meu dia a dia!Iria colocar numa jarra uns girassóis de jardim, com uns girassóis mexicanos( as margaridas laranjas)Acompanhando o café fresquinho,o flowerpot-bread-assado no vasinho.Funcionou! Servido com as geléias feitas por mim neste verão apesar da seca que assolou o sul neste início de ano:geléia de uva, de pêssegos,de pera e maçã! O cheirinho do pão assando deixou o ambiente aconchegante!Bom domingo! O meu começou de pé direito!
    Não tinha os vasinhos, fiz no meu bowl de sucrilhos e nas forminhas de quindins.Nunca tinha colocado óleo nas gemas para pindelar!Amei a receita. Eu fiz Fernanda!Bom domingo.Liane Ana Pötter

  2. O minha salada eu faço assim, bacalhau refogado com alho e cebola,cheiro verde fresco, azeitonas, sal, azeite e um cheirinho de vinagre.Mas ao contrário da sua salada, meu grão de bico sempre fica durinho!!!! Ninguém reclama, mas eu gosto dele mais mole, mais pastoso. Olha que eu deixo de molho e tudo mais…deve ser incompatibilidade de gênios…rs…
    Bjo

Deixe a sua pitada: