O melhor antídoto para uma manhã gelada no Farmers Market é chegar na barraca de um fazendeiro para comprar romã e kiwi e ver uma churrasqueira forrada de castanhas portuguesas assando na brasa. Fiquei ali provando e comprando as deliciosas romãs e o kiwi madurinho recém-colhido de polpa verde e doce, quando o simpático fazendeiro me perguntou:
—do you want some castanhas?
Claro que quero castanhas, respondi. E levei uma porção, que fui comendo pela rua, apertando a casca por baixo e devorando o conteúdo que foi ajudando a aquecer o corpo. Junto com as castanhas ganhei também um folheto—how to roast chestnuts, que vou divulgar aqui. As castanhas são uma iguaria típica de Natal para muitos países nos hemisférios norte e sul. Então onde quer que você esteja, delicie-se com elas!
Primeiro, quando guardar suas castanhas portuguesas, não deixe que elas ressequem. Elas devem ser mantidas em lugar úmido, enterradas numa vasilha com areia ou terra molhada, ou embrulhadas numa toalha úmida dentro de um saco plástico na geladeira, ou congeladas numa vasilha com água.
Roasting em casa—use uma frigideira pequena. Corte um X na base de cada castanha, ou corte a base fora. Adicione 1/4 de xícara de água na frigideira, coloque as castanhas, tampe e cozinhe por uns 3 minutos. Vá chacoalhando a frigideira no fogo, até as castanhas ficarem tostadas, com a casca bem esturricada. Coma as castanhas ainda quentes, retirando uma por uma das cascas. Quando esfria a casca fica muito difícil de ser retirada. Para re-aquecer, leve de volta ao fogo na frigideira.
As castanhas são muito ricas em proteína e têm quase zero de gordura. Elas ficam ótimas recheando carnes, misturadas com arroz, no stir fry. Elas podem ser assadas no forno também—400ºF/205ºC por 20 minutos. Não esqueça de fazer um corte na base de cada uma antes.
adorei as dicas, eu gosto muito de assar as castanhas no forno, uma delicia ! bjs
eu não gosto destas castanhas, nunca fui muito chegada em nozes,amendoas, etc..a única coisa que gosto muito é pinhão, no inverno fazemos assado na chapa do fogão a lenha e fica maravilhoso,também faço farofa de pinhão e sopa,super energético,beijo!
Adoro castanhas e sei o bem que sabe, quando as comemos a passear, na rua, com roupas de Inverno. Que saudades!!
Beijinhos
Another post yum, yummy:)) Como eu gosto de castanhas, ai ai..:))
Fer, aqui em casa costumamos come-las cozidas em agua e sal e dou ainda um cortinho na pontinha para que fiquem suculentas durante o cozimento, só isso, mas ja comi tb assadas em outros lugares por aí… bj Fah
Eu adoro castanhas assadas.
Gostei das dicas de como conservar as castanhas, agora essa de juntar 1\4 de chávena de água para as assar acho muito, basta borrifar com um daqueles borrifadores das plantas.
Beijocas
Yes, please! Adoro castanhas, de todas as maneiras e feitios, seja em doces, com carne ou simplesmente assadas – uma maravilha!!
Bj
Fer, aqui em Portugal para além das castanhas assadas nos fornos de rua que além do corte apenas levam sal e são assadas em fornos de carvão em panelas espeiais, em casa costumamos comê-las cozidas em água, sal e sementes de erva doce ou assadas no forno simplesmente com bastante sal. Precisam sempre de levar o corte na casca para ajudar a descascar e a que a pele se separe facilmente. Quando quentinhas ficam optimas dando um pequeno corte e metendo lá manteiga geladinha.
Beijo
Fer que maravilha essas dicas! adorei!!!
bjos
No, thanks!!! Cá em casa adoram, mas eu… detesto!!!
Beijinhos
Olá Fer…
Poxa que vontade que deu de comer essas castanhas…. Vc é abençoada.
Uma delícia as castanhas na brasa….por aqui é difícil de encontrar.
Ajudinha: Vc saberia me dizer qual seria o equivalente à cassonade (Raw sugar) no Brasil? Dei uma pesquisada e parece que o nome cassonade é o utilizado mas nada de traços se posso encontrá-lo por lá. Qero publicar uma receitinha que va cassonade…..por ist a dúvida.
Grande abraço,
Fabrícia.