torta de maçã com sour cream

Para o domingo também quis fazer uma sobremesa especial, para usar as maçãs fresquinhas e orgânicas que comprei no Farmers market. Fiquei encantada com essa variedade bem escura chamada de Arkansas Black e decidi que iria fazer uma torta simples de maçã. Procurei loucamente por uma receita, até achar uma que me satisfez, na edição de novembro de 1992 da revista Gourmet.

blackarkansas.JPG

A receita pedia pâte brisée, mas eu decidi usar uma de pâte sucrée, da revista Martha Stewart Living de novembro de 2006.

Pâte sucrée – versão citrus
1 1/4 xícara de farinha de trigo
4 1/2 colheres de chá de açúcar
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de raspas de limão verde
1/2 xícara [1 tablete] de manteiga sem sal gelada e cortada em pedacinhos
1 ovo grande batido
2 colheres de sopa de água gelada, mais se precisar [eu usei 4 colheres]

No processador pulse a farinha, sal, as raspas de limão e açúcar até misturar. Adicione a manteiga e processe até ficar com uma aparência engrossada, uns 10 segundos. Adicione o ovo e pulse. Com a máquina em velocidade normal adicione a água até a massa ficar consistente. Retire do processador, forme um cilindro, embrulhe em plástico e ponha na geladeira por pelo menos 1 hora.

tortamacasourcream.JPG

Torta de maçã com sour cream
Faça a cobertura:
3 colheres de sopa de manteiga sem sal amolecida
1/4 xícara, mais 2 colheres de sopa de açúcar
! colher de chá de raspas de limão
2 colheres de sopa de farinha de trigo

Misture todos os ingredientes e ponha na geladeira. Fica uma massinha bem mole e açúcarada.

Faça o recheio:
1 1/3 xícaras de sour cream
2/3 xícara de açúcar
1/4 colher de chá de sal
2 colheres de chá de baunilha
2 ovos grandes
3 colheres de sopa
5 maçãs grandes [mais ou menos um quilo] descascadas e fatiadas fino

Misture todos os ingredientes, menos a maçã, e bata bem manualmente ou com a batedeira, até formar um creme bem uniforme. Junte as maçãs fatiadas, misture bem, até as maçãs ficarem bem incorporadas ao creme.

Monte a torta:
Cubra a forma com o pâte sucrée que estava na geladeira. Coloque o creme de maçãs na forma com a massa. Cubra com a massinha de cobertura. Eu abri os pedacinhos na palma da mão e fui colocando por cima da torta já montada – último passo. Achei que ficou muito doce e podia ser dispensada. Eu prefiro uma torta de fruta menos doce e essa ficaria perfeita sem esse topping. mas pra quem gosta de um docinho extra, manda bala! Fica ao gosto do freguês.

Asse a torta em forno pré-aquecido em 350°F/176ºC por uma hora, ou até a massa ficar bem dourada. Essa variedade de maçãs que eu usei – Arkansas Black, é bem ácida e compacta e fez uma torta bem firme e consistente, que manteve as fatias da fruta inteiras e crocantes.

8 comentários em “torta de maçã com sour cream”

  1. Ai que delícia de torta, Fe! E essas maçãs lindas! Adorei a cor desta Arkansas Black! Nesta época de maçãs a gente fica doidinha de tanta receita que quer experimentar ne?

  2. Só mais uma coisinha.
    Escrevi e segui lendo o blog. Ahhhhh não…a receita do chucrute com salsicha foi escrita pela sua ESPECIALMENTE PRA MIM. Gente, isso até eu sou capaz…
    aahahahhahahaha…ADOREIIIII
    Um beijinho
    Juliana

  3. Oi Fer. Olha bem, que legal.
    Conheci o seu blog pelo blog da Marcia. Eu não sou cozinheira, eu não sei fazer nada. Mas ando procurando alguns blogs que tragam receitas com fotos para quem sabe um dia começar. Outro dia fiz um bolo de fubá com a receita que peguei na Marcia e ficou ótimo. Errei no final, mas ficou bom assim mesmo.
    Aí vim aqui ver suas receitas, suas fotos e ADOREI o blog.
    Mas o melhor de tudo vem agora.
    Eu morei em Davis quando tinha 13 anos de idade. Papai foi fazer o pós-doutorado dele na UCDavis. Quando eu li Farmers Market eu pensei: “gente, conheço esse lugar”. E fui ver, não é que você mora aí.
    Já se passaram 15 anos desde que voltei daí. Mas olha, foi um dos melhores anos da minha vida. Viajamos, divertimos…e essa cidade é inacreditavelmente maravilhosa.
    Enfim, vou parar por aqui meu testamento.
    Já coloquei seu blog nos meus favoritos.
    Venho te visitar mais vezes e quem sabe me aventurar na cozinha.
    Um beijinho
    Juliana

  4. Já disse que esse seu blog é tudo de bom? Se eu disse, paciência, pois eu não vou me cansar de repetir… Só é uma tristeza pra mim e pra minha dieta…arggghhh
    Beijos

  5. Fe, que linda a sua torta!! Amei, me deu uma vontade enorme de comer torta de macas!
    Ontem mesmo comprei uma variedade de macas no farmer’s market. So good!!
    Usei algumas p/ fazer applesauce (Matheus nao se cansa daquela receita q postei no blog, acaba e ele fica begging p/ eu fazer mais!), agora tenho mais umas 6 sitting no meu counter… hummm, essa ideia da torta nao eh ma nao!
    Ah, e eu experimentei essa black ai ontem tbem, gostosa, mas minha preferida ainda eh a fuji p/ comer fresquinha, eh p/ mim a mais tasty de todas!
    Ana

Deixe a sua pitada: