bolo de sour cream

sourcreamcake.JPG

No livro Recipes from Old Virginia, publicado em 1946, procurei um bolo e achei que esse com sour cream iria ficar interessante. E ficou mesmo. Meu marido não consegue parar de comer!

3 ovos
1 1/2 xícara de açúcar
1/2 colher de chá de sal
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 1/2 xícara de sour cream
2 1/2 xícaras de farinha de trigo

Bata os ovos muito bem. Acrescente o açúcar e continue batendo até ficar bem misturado. Acrescente o sour cream, bata até ficar incorporado. Separadamente peneire os ingredientes secos numa vasilha. Peneire mais uma vez os ingredientes secos já misturados na mistura de ovos, açúcar e sour cream. Bata bem. Coloque a massa numa forma redonda de 20cm e asse em forno pré-aquecido em 350ºF/176ºC. Asse por uns 20 minutos até ficar dourado. Deixe esfriar e desenforme.

Para acompanhar o bolo eu resolvi usar umas pêras que já estavam virando o Cabo da Boa Esperança. Fiz um caramelo com 1/2 xícara de açúcar mascavo. Tirei do fogo e acrescentei 1/2 xícara de leite, mexi bem, acrescentei duas pêras cortadas em cubinhos [sem a semente, mas deixei a casca] e recoloquei a panela no fogo. Deixei engrossar um pouco, acrescentei uma dose de Frangelico, licor de avelãs, tampei e deixei cozinhar mais uns minutos. Ficou um ótimo acompanhamento para o bolo branco. Hoje usei esse molho de pêras para adoçar o iogurte. É bem versátil.

15 comentários em “bolo de sour cream”

  1. Olá Fer, adorei o aspecto do bolo, adoro fazer bolos pois assim tenho sempre algo de bom para levar na lancheira para o trabalho e o meu pequenote Filipe, 7 anos adora bolinho no intervalo da escola 🙂
    Gostaria muito de experimentar a receita desse bolo, mas não sei o que é o sour cream ou se em Portugal haverá algo parecido que possa substituir.Agradeço sua ajuda.
    Obrigada e beijos portugueses!!!!
    Cris

  2. Oi, Fer,
    sou a Márcia, que escreve com a Dani no Le fouet.
    Adoro suas receitas, e essa de bolo simples é especial, pq amo bolinho caseiro, sem muitos fru-frus.
    Beijos.

  3. Fer, estou aqui sonhando com o seu caramelo de pêras…
    Cheguei de um almoço chocho, sem sobremesa e dou de cara com esse bolo lindo?? Isso, judia mesmo!!! 😀
    Querida, tira uma dúvida (de novo) plis?
    Não entendi a parte de peneirar novamente os ingredientes secos JÁ MISTURADOS aos outros? Vc passa a mistura toda pela peneira?
    Help, fiquei boba por causa da falta de açúcar no sangue!!

Deixe a sua pitada: