Cogumelos são interessantes e saborosos, mas eu tenho pouquíssima experiência com eles. O máximo que faço é refogar criminis, shitakes ou os cogumelos brancos comuns com azeite e alho. Ou colocar enokis na sopa. Mas já ousei com os portobellos, que fiz assados.
A receita é da revista Everyday Food nº 14 – julho/agosto de 2004:
Portobellos com alho-poró e espinafre
4 cogumelos limpos
3 colheres de sopa de azeite
3 coilheres de sopa de vinagre balsâmico
sal grosso e pimenta do reino à gosto
2 alhos porós – somente a parte branca – cortados em fatias bem finas
2 xícaras de espinafre fresco picado
1 xícara de queijo de cabra em pedaços
Aqueça o forno no alto [450F]. Coloque os cogumelos num refratário de cabeça para baixo, a parte das fibras pra cima. Molhe com azeite e vinagre e tempere com sal e pimenta. Asse por mais ou menos 10 minutos. Coloque as fatias de alho poró, o espinafre e o queijo no topo de cada cogumelo. Tempere com mais sal e pimenta e asse por mais dez minutos, até o espinafre murchar e o queijo começar a derreter.
Carla, otimas dicas! tenho uma caixa de baaby portobellos na geladeira, acho que vou fazer num molho de vinho, assim. beijos!
Marcia, beijao!
adoro fazer um molho de vinho com uma mistura de cogumelos, caprichando nos shitaques. Uso pra dar uma graca a um franguinho grelhado ou bife.
agora os portobellos eu uso em tudo! ele vai no omelete, substituindo a carne num ‘steak and cheese’, grelhados ou assados. delicia…
EU A-DO-RO COGUMELOS… OS SHITAKES, ENTÃO, SÃO DELICIOSOS!! Que delícia esse blog!!! Beijão!!