bolo de aniversário

bolo1.JPG bolo2.JPG
bolo3.JPG bolo4.JPG
bolo5.JPG bolo6.JPG
bolo7.JPG bolo8.JPG
bolo9.JPG bolo10.JPG
. . . . . .

Fiz esse bolo pela primeira vez em março deste ano. Peguei a receita na edição número vinte da revista Everyday Food da Martha Stewart. Fiz ele novamente para o aniversário da minha amiga Marília amanhã. Desta vez melhorei o recheio, que não tinha ficado muito bom da primeira vez. Misturei lemon curd com pêssegos em calda e adicionei uma camada de doce de leite. Como sempre ficou um bolo meio torto – tudo o que eu faço sai meio torto. Mas saberemos se o bolo ficou gostoso amanhã, depois dos parabéns!

A receita:
Coconut Layer Cake
3/4 xicara [1 tablete e meio] de manteiga sem sal na temperatura ambiente
2 1/2 xicaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de sal
1 1/2 xicara de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 ovos inteiros mais 3 gemas [separar as três claras para a cobertura]
1 xícara de leite
cobertura para bolo [receita logo abaixo da massa do bolo]
lemon curd [creme de limão], coco ralado para o recheio e enfeite.

Pré-aqueça forno no médio [350F]. Unte duas formas redondas. Coloque papel manteiga no fundo das formas, unte com manteiga e salpique com farinha.

Numa vasilha grande misture bem a farinha, o fermento e o sal. Numa outra vasilha bata a manteiga e o açúcar num creme, vai acrescentando os ovos um a um e batendo. Acrescente a baunilha, sempre batendo, vai colocando a farinha em três partes alternando com o leite. Bata bem. Divida a massa entre as duas formas já untadas e asse por uns 30 min. Deixe os bolos esfriarem numa grade, tire o papel manteiga do fundo. Deixe esfriar completamente antes de montar as camadas do bolo.

Para a cobertura, coloque uma panela com uns 5 cm de água para ferver. Não deixe borbulhar e abaixe o fogo. Coloque um pirex de vidro ou vasilha de metal em cima da panela, não deixe a água tocar na vasilha. Misture na vasilha as três claras de ovos, 2 colheres de chá de light corn syrup [Karo light], 1/2 colher de chá de cream of tartar, 1/3 de xícara de água gelada e 1 1/2 xícaras de açúcar. Vai batendo com a batedeira em potência maxima por mais ou menos sete minutos, até a clara ficar com consistência bem firme e cor perolada . Remova do fogo e continue batendo ate a cobertura esfriar. Use imediatamente.

Recheie o bolo com 1/4 xicara de lemon curd [creme de limão] e 3/4 xicara da cobertura. Eu usei pessêgo em calda picado, mas pode ser qualquer recheio. Cobrir com o segundo bolo e confeitar com a cobertura. Salpicar coco ralado por cima. Voilá! Dá um bolao e fica muito saboroso, principalmente no dia seguinte, depois que o recheio molhar o bolo.

5 comentários em “bolo de aniversário”

  1. E eu aqui babando… e eu na minha tão pequena cozinha fazendo bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro… humilha vai e me deixa com um babador enorme no peito… Beautiful and delicious cake, aposto e ganho!!! Bjs!

  2. Gorete, desta vez o bolo ficou melhor, usei ovos caipiras na massa e recheei com uma camada de doce de leite em pasta. O Lemon Curd eh dispensavel. Poe os pessegos e o doce de leite e boa! 😉 beijaoo,

  3. Fer, achei lindo, lindo, esse bolo, desde quando vc o fez da outra vez. Fiquei tentada a experimentá-lo, mas tive dúvidas quanto ao lemon curd (nunca o vi por aqui) e o crem of tartar. No mais, entendi tudo direitinho, e vai ficar na minha agenda de testes. Quando eu conseguir, mando-lhe a fotinha. Hehe
    Bjs

Os comentários estão fechados.