dumplings de cenoura [apimentados]

Outra receita do livro Bowl: Vegetarian Recipes for Ramen, Pho, Bibimbap, Dumplings, and Other One-Dish Meals do Lukas Volger. Dá pra comer esses dumplings cozidos dentro de um caldo, ou fritos na frigideira, ou apenas cozidos no vapor e servidos com um molhinho feito com shoyo, gengibre fresco ralado, óleo de gergelim, vinagre de arroz e mirin.

4 cenouras médias cortadas em cubos
1 pimenta jalapeño [ou outra, da sua preferência]
2 ramos de cebolinha, parte verde e branca picadas
1 colher de chá de alho picado
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de suco de limão
1/2 colher de chá de sal
1 pitada de açúcar
Pimenta do reino moída na hora
3 colheres de sopa de coentro fresco picado
3 colheres de sopa de amendoim torrado
25 ou 30 massinhas prontas pra dumplings [pode ser as pra pastel]

Cozinhe as cenouras no vapor. Passe a pimenta jalapeño pela chama do fogão e deixe queimar dos dois lados. Deixe esfriar e remova a pele. Num processador coloque as cenouras cozidas, o jalapeño, o alho, azeite, suco de limão, sal, açúcar e um pouco de pimenta do reino. Pulse algumas vezes, daí junte o amendoim e o coentro. pulse mais algumas vezes.

Monte os dumplings colocando uma colher de chá do recheio no centro da massinha, molhe as bordas com água e feche bem com os dedos, fazendo dobras ou apertando com um garfo. Vá colocando numa assadeira. Se quiser pode colocar os dumplings no congelador, assim espaçados na assadeira e congelar. Depois dividir em saquinhos para usar numa outra ocasião. Eu cozinhei os meus apenas no vapor e servi com o molhinho que mencionei acima. Ficaram muito bons, bem picantes!

Deixe a sua pitada: