hambúrguer de lentilha

hamburger de lentilha

Adoro testar esse tipo de receita, que substitui a carne por grãos. Por muitos anos eu comprei hamburgers vegetarianos, que é um produto que abunda por aqui, até que um dia eu decidi ler a lista dos ingredientes. Nunca mais comprei. Mesmo os mais orgânicos e naturebas. Não vale a pena e fazendo em casa fica muito melhor. Esse era para ser bolinhos, mas eu fiz como hamburger. Os primeiros, cozinhei na chapa da churrasqueira, porque estava com pressa e não queria esperar meia hora pros hamburgers assarem. Guardei o resto da massa na geladeira, coberto com filme plástico, e no dia seguinte assei o restante no forno. Essa receita faz uma quantidade grande, então congelei alguns para levar na marmita. Achei que os que fiz na churrasqueira ficaram mais úmidos, no forno eles ficam mais secos, então é bom servi-los com um molhinho, pesto, ou chimichurri. Eu usei uma mostarda com whiskey e jalapeño que eu tinha na geladeira. Esses hamburgers de lentilha ficam extremamente saborosos!

2 xícaras de lentilhas
1/4 de xícara mais 2 colheres de sopa de azeite
1 cebola grande picada
2 cenouras picadas
2 talos de salsão picados
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de tomilho fresco picado
2 colheres de chá de sal
3 colheres de sopa de extrato de tomate
250 gr de cogumelos fatiados
2 ovos caipiras grandes [*usar 2 colheres de sopa de mostarda pra ser vegano]
1/2 xícara de queijo parmesão ralado [*omitir se quiser vegano]
1/2 xícara de farinha de pão [*usei panko]
1/2 xícara de salsinha picada
1/4 de xícara de nozes finamente picadas

Combine as lentilhas e 2 litros de água em uma panela média e leve para ferver em fogo alto. Reduza o fogo e cozinhe até que as lentilhas estejam macias, mas não desmanchando, por cerca de 25 minutos. Escorra as lentilhas e deixe esfriar.

Coloque 1/4 xícara de azeite numa frigideira grande e refogue a cebola, as cenouras, o salsão, o alho, o tomilho e o sal fogo médio-alto, mexendo sempre, até que os legumes estejam macios e começando a dourar. Adicione o tomate e continue a cozinhar, mexendo por uns 3 minutos. Adicione os cogumelos e cozinhe, mexendo por mais 15 minutos, ou até que todo o líquido seja absorvido. Transfira a mistura para uma tigela grande e deixe esfriar completamente. Então junte as lentilhas à mistura de legumes. Adicionar os ovos, o queijo parmesão, a farinha de pão, salsinha e nozes. Misture tudo muito bem com as mãos e leve à geladeira por 25 minutos.

Pré-aqueça o forno a 400ºF/ 205ºC. Forre uma assadeira com papel vegetal ou alumínio e regue com as 2 colheres de sopa restantes de azeite. Faça os bolinhos e coloque na assadeira preparada. Leve ao forno e asse por 30 minutos. Deixe esfriar um pouco antes de servir.

Um comentário em “hambúrguer de lentilha”

  1. Também gosto de experimentar essas receitas de substituição de carne. Aqui também temos muitas opções em mercados, mas é engraçado que elas são bem mais caras que aquelas que levam carne. Vai entender. Uma vez também experimentei o vegetariano do BKing que eles dizem ser de batatas e cogumelos, masssss é o mesmo gosto dos “carnosos” e vc não consegue decifrar qualquer ingrediente, a não ser aquele gostão de coisas químicas. Certamente, fazer em casa é muito melhor tanto o vegetariano quanto o de carne. Dia desses vou experimentar esse de lentilha. Beijos daqui.

    R: Ana, não confio nesses veggie burgers. experimenta sim! beijo :-*

Deixe a sua pitada: