bolo de banana & gergelim

bolo banana & gergelim

bolo banana & gergelim

Comprei banana só pra fazer esse bolo, que aqui eles chamam de pão. Mas como tem textura de bolo, eu chamo de bolo. Acho tudo que vai gergelim uma delicia, especialmente quando tem bastante sementinhas pra fazer croc-croc. Essa receita faz um bolo grande e acho que eu precisava de uma forma de pão um pouco maior. O bolo não vazou, mas cresceu e caiu para os lados formando uma borda crocante e na hora de desenformar não ficou tão bonito. Mas esse detalhe não é importante. Apenas mudei um pouco o modo de fazer pra ser mais prática e usar somente uma vasilha e o processador de alimentos.

1/3 xícara de sementes de gergelim branco
1/4 xícara de sementes de gergelim preto
4 bananas muito maduras
1 e 1/4 xícara de farinha de trigo para bolo
1/4 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal kosher
2 ovos caipiras grandes
1/2 xícara de óleo vegetal
2 colheres de sopa de tahine
1 colher de sopa de extrato de baunilha
2 xícaras de açúcar mascavo

Preaqueça o forno a 350F°/176°C. Separe 1 colher de sopa das sementes de gergelim branco e 1 colher de sopa das sementes pretas e toste em uma frigideira em fogo médio, mexendo ocasionalmente, por cerca de 5 minutos.

Numa vasilha misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Coloque as bananas em um processador de alimentos pulse até fazer um purê. Junte os ovos, o óleo, o tahine, e a baunilha no processador. Junte por fim o açúcar mascavo ao purê de banana e pulse até ficar bem misturado. Despeje a mistura de banana aos ingredientes secos, usando uma espátula e incorporando tudo delicadamente. Coloque em sementes de gergelim torradas na massa.

Despeje a massa em uma forma de pão grande untada com óleo. Polvilhe o restante das sementes de gergelim brancas e pretas por cima. Leve ao forno e asse por 60-70 minutos. Remova do forno e deixe esfriar completamente na forma. Desenforme e sirva.

Um comentário em “bolo de banana & gergelim”

Deixe a sua pitada: