shrikhand — sobremesa de iogurte, pistache, cardamomo & açafrão

Fiquei louca quando vi a matéria com essa receita no NYT. Achei absolutamente lindo e genial, mas naquele dia tinha expirado meus dez artigos de graça e o jornal não me deixou ler sobre essa sobremesa. Respirei fundo e uns dias depois ela veio anexada no e-mail que recebo do NYT Cooking e ela foi pra minha caixa de receitas no website deles. Corri comprar iogurte grego e preparei o shrikhand, uma receita da Índia ocidental feita apenas com iogurte drenado e açúcar. Devoramos essa delicada sobremesa acompanhada de figos frescos. Mas deve ficar igualmente bom com qualquer outra fruta.

800 gr de iogurte Grego natural integral
1 e 1/2 xícaras de açúcar de confeiteiro
1 xícara de pistache sem sal torrado e grosseiramente picado
1 colher de chá de açafrão picado e mais uma pitada para decorar
1/4 de colher de chá de cardamomo em pó

Coloque o iogurte sobre uma peneira fina coberta com um pano sobre uma tigela grande. Cubra com filme plástico e coloque na geladeira por pelo menos 24 horas.

Transfira o iogurte drenado para uma tigela e misture delicadamente com uma espátula o açúcar, os pistaches, o açafrão picadinho e o cardamomo em pó. Transfira para uma travessa, espalhe pistaches extras e uma pitada de açafrão picadinho por cima. Leve para gelar por algumas horas e sirva. Pode-se substituir os pistaches por amêndoas.

3 comentários sobre “shrikhand — sobremesa de iogurte, pistache, cardamomo & açafrão”

  1. Eu tenho a assinatura do NYT, peguei numa promocao para academia, entao qualquer artigo que voce precisa me da’ um toque que te mando sem problemas…. um little token of appreciation por tanta coisa boa que vejo no seu blog

    adoro esse tipo de sobremesa, vou bookmark right away – eu curto muito a weekly newsletter deles

    R: super obrigada Sally! eu economizo nas clicadas, porque eles fecham mesmo. 🙂

  2. QUe chique isso Fer…
    um dia vou experimentar, tomara que eu consiga fazer.

    beijos otimo final de semana.

    R: é muito simples, Patrizia. beijo e bom final de semana pra voce tambem! :-*

Deixe a sua pitada: