Balouza scented jelly
[pudim transparente aromatico]

Balouza Balouza

Ando folheando este livro da Claudia Roden em busca de receitas diferentes e também inspiração. Muitas das sobremesas que ela oferece são de uma simplicidade quase inacreditável. Esse pudim feito apenas com água e amido de milho—joias de opalina—parece uma brincadeira. A gente até esboça um risinho debochado no canto da boca, porque não pode ser possível. Mas é. A balouza é um pudim aromático e delicado. Fiz com água de flor de laranjeira e pistache e achamos uma delícia. Há inúmeras variações, feito com leite, suco de laranja, farinha de arroz. Essa simplezinha, feita apenas com água, ficou muito gostosa.
1/2 xícara de amido de milho
4 xícaras de água
1/2 xícara de açúcar
3 colheres de sopa de água de flor de laranjeira ou de rosas
1/2 xícara de pistaches picados [ou amêndoas]
Numa panela misture o amido de milho com um pouco da água até formar pasta lisa. Adicione o resto da água e o açúcar, misture bem com uma colher de pau até os ingredientes se dissolverem completamente. Levar ao fogo para ferver, mexendo sempre. Assim que ferver abaixe o fogo e continue mexendo até formar um creme bem denso. Junte a água de flor de laranjeira [ou de rosas] e continue cozinhando o creme por mais 1 a 2 minutos. Adicione os pistaches ou amêndoas picadas, misture bem e despeje em copos ou tacinhas de vidro. Leve à geladeira para firmar e gelar.

Balouza cabin in the sky

Um comentário sobre “Balouza scented jelly
[pudim transparente aromatico]”

  1. Lembrei do manjar de limão que minha mãe fazia. Nada mais é que uma limonada bem fortinha e doce, levada ao fogo com o amido de milho. Fica transparente assim e é bem gostoso. O problema maior é achar amido de milho que não seja transgênico… vc recomenda algum outro tipo de amido, Fernanda?
    R: Leticia, me interessei por esse pudim da sua mãe! não sei te recomendar amido, mas você pode usar farinha de arroz. beijo!

Deixe a sua pitada: