bolo de laranja & amêndoa

orange-almond-cake.jpg

Sei que estou fazendo muitos bolos de laranja, mas laranjas é o que há por aqui no momento. Também tenho ganhado muitas delas lá no meu trabalho e quis retribuir as laranjas maravilhosas que ganhei, levando alguma coisa gostosa feita com elas para dividir com meus colegas. Essa receita clássica da Claudia Roden foi a escolhida. Fiz dois bolos, um pra nós e outro pra levar para os meus colegas. Usei ovos de pata, porque eu estava com um surplus deles. Diminuí os ovos pra 5 ao invés de 6, porque os ovos de pata são enormes. E depois de ler os comentários na página do NYT Cooking, decidi baixar a temperatura do forno pra 375ºF [ao invés dos 400ºF] e remover o bolo do forno depois de 45 minutos [ao invés de 1 hora]. Deu certinho. Fez um sucesso incrível entre os meus colegas de trabalho, que comeram o bolo inteiro numa velocidade recorde.

2 laranjas grandes
6 ovos caipiras [*usei 5 ovos de pata]
250 gr de amêndoas moídas [ou farinha de amêndoas]
250 gr de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó

Lave as laranjas coloque numa panela, cubra com água e leve ao fogo, deixe cozinhar tampado em fogo baixo por 2 horas. Remova as laranjas da água, deixe esfriar, corte e retire as sementes. Coloque as laranjas no processador de alimentos e pulse até obter um purê. Pré-aqueça o forno a 375ºF/ 176ºC. Bata os ovos e adicione os ingredientes restantes, incluindo o purê de laranja. Misture bem e despeje tudo em uma forma de bolo com base removível untada com manteiga e enfarinhada. Asse por 45 minutos ou até que uma faca inserida no centro saia limpa. Remova do forno, deixe esfriar completamente, desenforme e sirva. Eu acho que esses bolos mais densos e úmidos ficam ainda melhor no dia seguinte.

orange-almond-cake2.jpg orange-almond-cake2.jpg

3 comentários sobre “bolo de laranja & amêndoa”

  1. Fe fiz o bolo e ficou otimo!!!!!
    To agora tentando achar uma receita q vc fez de torta de tomate…
    xoxox
    R: Karina, que ótimo! vai no menu da direita em categorias e clica em Tomate, voce vai conseguir achar. beijo!

  2. Esse bolo segue o mesmo esquema do clementine cake? com casca certo?
    R: sim, cozinha as laranjas inteiras, remove as sementes se tiver e bate em purê, tudo, casca e polpa.

  3. Que bolo LINDO!
    As instruções estão claras, mas achei tão diferente e fiquei com tanta vontade de fazer que preciso perguntar: uso as laranjas interinos mesmo ali no passo de cozinha-las?
    Bjo
    R: sim, Luana, as laranjas sao cozidas inteiras. Depois de cozidas voce esperar esfriar um pouco, corta em quatro, tira as sementes se tiver e põe no processador. depois que fizer me conta o que achou! beijo

Deixe a sua pitada: