bolo [molhado] de laranja

orange-cakeMB

Fiz muitas receitas com laranja neste último [e finito] inverno. A última delas foi esse bolo da Marcella Hazan publicada no NYT pelo Mark Bittman. Eu diminui o açúcar para apenas uma xícara e omiti todo o açúcar da calda. Minhas laranjas estavam bem doces e achei que adoçar o suco iria ser um exagero. Esse bolo fica bem molhado. Regar bolo com líquidos não é novidade e conheço muita gente que faz isso sempre. É uma técnica excelente!

2 xícaras e 2 colheres de sopa de farinha de trigo
3 ovos caipiras
casca ralada de 3 laranjas
4 colheres de sopa de manteiga amolecida em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de licor de ouzo
1 colher de sopa de leite integral
2 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó
2 xícaras de suco de laranja

Aqueça o forno a 350ºF/ 176ºC. Unte uma forma com furo no meio com bastante manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Coloque a farinha, os ovos, as raspas de casca de laranja, 4 colheres de sopa de manteiga amolecida, o açúcar e o ouzo em um processador de alimentos. Pulse até que todos os ingredientes fiquem uniformemente misturados. Adicione o leite e o fermento em pó e pulse novamente para incorporar na mistura.

Coloque a massa na forma [a massa fica bem sensa e grudenta e não vai encher a forma] e leve ao forno pré-aquecido. Asse por 40-45 minutos ou até que a parte superior do bolo fique bem dourada.
Remova o bolo do forno, desenforme e coloque num prato com uma borda ligeiramente levantada. Enquanto o bolo ainda estiver quente faça vários furos nele usando um pauzinho ou qualquer ferramenta similar [eu usei um chopstick]. Derrame cuidadosamente o suco de laranja em cada um dos buracos. Deixe o bolo descansar e absorver todo o suco por cerca de uma hora. Sirva o bolo em temperatura ambiente, com mais suco de laranja regados sobre cada fatia se quiser. Esse bolo pode ser guardado na geladeira, enrolado em filme plástico, por até uma semana.

orange-cakeMB orange-cakeMB

3 comentários sobre “bolo [molhado] de laranja”

  1. Fer, estou com os olhos ardendo de trabalhar no computador por horas a fio, sem olhar nem uma boniteza sequer. Aí tive a brilhante ideia de passar aqui pra te ler, ver umas fotos lindas e matar a saudade. Como é bom!!
    Beijo enorme e saudoso
    R: Fer, que delicia ler isso vindo de você! super beijo, saudades! :-*

Deixe a sua pitada: