tâmaras recheadas
com amêndoas—tamr bi loz

Tamr-bi-Loz.jpg

Tenho usado muito um livro lindo da Claudia Roden que eu tenho chamado The New Book of Middle Eastern Food para procurar por receitas ou me inspirar. Faço buscas por ingredientes [agora os aparecidos da primavera] ou apenas dou uma folheada para achar ideias diferentes. Esses docinhos captaram a minha atenção, porque são tão simples de fazer e nada que leve esse tipo de ingredientes pode não dar certo ou não ficar bom. Usei todas as Medjool orgânicas que tinha comprado no inverno. Essas tâmaras recheadas ficam parecendo bombons. Uma delicia que derrete na boca. Fiz com amêndoas e água de flor de laranjeira, mas quero fazer novamente usando pistachios e água de rosas. No livro a Claudia Roden conta que no Norte da Africa o recheio de amêndoas é tingido de verde para parecer pistachio, que é considerado mais refinado.

1 e 1/2 xícara de amêndoas ou pistachios
1/2 xícara de açúcar super fino
2 a 3 colheres de sopa de água de rosas ou de flor de laranjeira
500 gr de tâmaras secas [das macias californianas ou tunisianas]

Num processador de alimentos misture as amêndoas [ou pistachios] com o açúcar e a água de flor de laranjeira [ou de rosas]. Pulse até obter uma pasta bem firme, que possa ser moldada com os dedos. Abra as tâmaras com cuidado usando a ponta de uma faca afiada. Remova a semente e recheie com uma quantidade generosa da pasta de amêndoa. Guarde num recipiente com tampa.

pistachio-date.jpg pistachio-date.jpg
com pistachios & água de rosas

2 comentários sobre “tâmaras recheadas
com amêndoas—tamr bi loz”

  1. Desculpe parecer uma metida… Mas sigo o blog há milênios e nao entendo porque vc não usa a palavra PISTACHE, pra se referir ao pistachios, pistachos etc, sendo quue no mais vc sempre vai atrás das traduções certinhas das outras palavras…até entendo essa história de vez ou outra confundir as bolas, tb sou bilingue e morei aí mtos anos… Enfim, só um aparte… Não me tome por uma chatonilda de galochas, adoro os seus escritos e fotos! Bj
    R: olha Silvia, realmente tem coisas que não dá pra explicar, porque elas simplesmente acontecem. eu não pesquiso tanto assim, muita coisa aqui sai publicada na correria. mas eu tenho mesmo essas peculiaridades que nem sei se tem a ver com o fato de eu morar aqui. sinto muito se te incomoda. bj!

  2. Fer, eu e a Cecília adoramos tâmaras aqui em casa e eu especialmente adoro recheá-las com queijo de cabara. Vou experimentar com amêndoas, deve ter ficado uma delícia!

Deixe a sua pitada: