salada de couve-flor assada
[com salsão & avelã]

salada-couvef-avela.jpg

Um pé de couve-flor o Farmers Market + livro Jerusalem do Ottolenghi = gostosura absoluta de salada para o almoço do sábado. E é só isso que vou dizer aqui. Se acharem pouco, façam a salada e depois me contem se gostaram.

1 pé de couve-flor
5 colheres de sopa de azeite de oliva
1 talo de salsão grande cortado em fatias
5 colheres de sopa de avelãs
1/3 xícara folhas de salsinha
1/3 xícara sementes de romã [*omiti]
1 colher de sopa de vinagre jerez [sherry]
1/2 colher de chá de maple syrup
1/4 colher de chá de canela em pó
1/4 colher de chá de pimenta da jamaica [allspice] moída
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Pré-aqueça o forno a 425ºF/ 220ºC. Forre uma assadeira com papel vegetal ou alumínio. Separe os floretes da couve-flor e tempere com 3 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta do reino a gosto. Espalhe pela assadeira e asse no forno por 25-35 minutos, até que elas fiquem douradas. Transfira para uma tigela grande e reserve para esfriar.

Diminua a temperatura do forno a 325º F/ 162ºC. Espalhe as avelãs em uma assadeira também forrada e asse por uns 10-15 minutos. Vá olhando pra não deixar queimar. Eu prefiro fazer isso numa frigideira e ir chacoalhando até todas ficarem douradas.

Em uma tigela pequena misture as 2 colheres de sopa restantes do azeite de oliva, o vinagre jerez, o maple syrup, a canela e pimenta da jamaica. Misture bem e reserve.

Deixe as avelãs torradas esfriarem um pouco e pique grosseiramente com uma faca. Numa saladeira coloque a couve-flor assada, junte as avelãs picadas, as sementes de romã, as fatias de salsão, a salsinha e o molho. Mexa bem, tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Sirva imediatamente.

3 comentários sobre “salada de couve-flor assada
[com salsão & avelã]”

  1. Fer, a couve flor assada ficou uma delicia!!! Gostaria da sua opinião: o que posso substituir por esse vinagre jerez? Talvez o de maca (apple cider vinegar)?
    Obrigada!!! Bjos, Sara
    R: Sara, nao sei que vinagre substituiria o jerez, mas voce pode tentar o cider. o jerez tem em qualquer supermercado, se voce gosta de fazer gazpacho no verao, tem que ter esse ingrediente na sua despensa. um beijo! 🙂

  2. fernanda, apesar de ter queimado o dedo tirando a assadeira do forno, valeu pq a couve flor ficou deliciosa! quero fazer um almoço para minha tia Yeda, com essa salada… o que vc acha que poderia acompanhar? bjss
    R: Teresa, sou mestre em me queimar. o autor dessa salada diz que ela combina com um frango assado com limao e paprica, ou estes espetinhos de peixe. nao sei se a Yeda come carne. um beijo!

Deixe a sua pitada: