bolo de avelã & chocolate

bolo-avelachoc_1S.jpg
bolo-avelachoc_2S.jpg
Como posso resistir à moça da fazenda orgânica oferecendo ovos de pata caipira, dizendo que eles eram mais “cremosos” que os de galinha? Comprei meia dúzia e segui o conselho que ela me deu de fazer bolos com eles. Essa receita já estava engatilhada, eu apenas substituí os três ovos de galinha por dois de pata. O bolo com avelã e chocolate é algo especial, fica o fino da bossa com qualquer tipo de ovo. Só fazendo e comendo pra entender. Nem preciso dizer que não sobrou migalha.
180 gr de açúcar mascavo
3 ovos de galinha caipira [*usei 2 de pata]
250 gr de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
125 gr de manteiga
150 gr de avelãs
60g de chocolate amargo [70%]
Numa panelinha derreta a manteiga [pode fazer numa tigelinha no microondas]. No processador moa as avelãs. Pique o chocolate em pedacinhos pequenos. Na batedeira bata bem o açúcar com os ovos até ficar um creme. Adicione a farinha e o fermento em pó. Bata bem. Junte a manteiga derretida, misture bem e junte as avelãs e o chocolate. Unte uma forma de assar pão com um pouco de manteiga. Pré-aqueça o forno em 355°F /180°C. Coloque a massa na forma e leve ao forno por 15 minutos. Abaixe a temperatura do forno para 320°F /160°C e continue assando até o bolo ficar com uma crosta crocante por cima e totalmente cozido por dentro, mais uns 40 minutos. Remova do forno, deixe esfriar, desenforme numa travessa e sirva.
bolo-avelachoc_3S.jpg

9 comentários sobre “bolo de avelã & chocolate”

  1. Fer, achei umas avelãs em promoção e acabei seguindo a receita original mesmo. Vou te contar que foi um dos melhores bolos que já comi! Por algum motivo que não sei explicar, achei que tem gosto de Natal…rsrs. No dia seguinte ficou ainda mais gostoso, mais úmido. Sumiu tão rápido do prato que nem deu tempo de tirar foto para um post futuro no blog. Terei que fazê-lo novamente, olha que sacrifício! hehe. Um beijo!
    R: Marina, adorei saber! e ainda que nao sobrou. aqui tambem! beijo :-*

  2. Fer, tou querendo fazer esse bolo lindo no fim de semana! Vou receber as amigas para um chá da tarde e acho que vai combinar. Mas as avelãs andam tão caras por aqui, será que fica gostoso com algum outra castanha ou noz substituta? Um beijo!
    R: Marina, eu sou super adepta e praticante das substituições. não vejo problema em substituir um ingrediente por outro similar––neste caso, as castanhas do Pará, talvez? depois me conta como ficou. beijo!

  3. Alô Fer!
    Mais uma receita de aspecto irresistível… Já está anotada para fazer no próximo fim-de-semana.
    Apenas uma questão: não percebi bem em que momento se devem adicionar os ovos. E na receita aparece indicação para juntar a manteiga em dois momentos distintos.
    Obrigada!!!
    R: Joana, sao os ovos com o açúcar [nao manteiga], ja arrumei, obrigada por notar e avisar!

  4. Desculpe mas os ovos entram a seguir ao açucar e à manteiga? Na receita não faz referência…
    Obrigada
    Abraços
    R: sao ovos e açúcar [e nao manteiga], ja arrumei, obrigada por me avisar! 🙂

  5. Avela com chocolate eh bom demais Fer.
    Eu gosto muito de avelas, faco hazelnut butter em casa sempre, fica tao bom! Ja fiz bolo de avelas e eh mesmo delicioso, vou keep in mind sua receita, esta com uma cara otima.
    Beijos!
    Ana
    R: beijos! 🙂

  6. Ai Fezoca, eu fiquei com um pato a julgar que era pata e que ia pôr ovos, e já passaram quase 5 anos com o pato aqui em casa e nada de ovos ha ha Acho que avelã é o fruto seco que mais combina com chocolate, deve ficar delicioso mesmo 🙂 Bj
    R: hahaha, coitado do pato com tanta expectativa! é verdade, avela+chocolate não só combina como é o negocio mais endeusado do universo, i.e. Nutella! 🙂 beijo

  7. Fer, curiosidade: qdo vc faz receitas em grams, vc convert ou usa uma balança híbrida?? A minha não êh híbrida e eu fico (na maioria da vezes) com preguiça de fazer a conversão..aí acabo não fazendo receitas em grams..
    Bjs
    Bri
    R: Bri, eu uso uma balança. a minha é eletronica e tem todas as opções de peso e tambem de zerar se usar uma vasilha pra medir. é bem pratica. acho que essa ganhei de presente do Gabriel e uso muito pras essas receitas europeias em gramas. beijo!

Deixe a sua pitada: