bolo de fubá
[americaxicanizado]

bolo-fuba_1S.jpg

Um dos meus pet peeves na tradução de ingredientes culinários é ver fubá sendo chamado de cornmeal e vice-versa. Podem discutir comigo se quiserem, mas dessa opinião eu não arredo o pé: cornmeal não é fubá. A textura dos dois ingredientes é completamente diferente. Cornmeal tem textura mais grossa, exatamente como a polenta, também chamada aqui de corn grits. Fubá é muito mais fininho, não é granulado. Digo isso também porque descobri anos atrás um produto mexicano já bem popularizado aqui nos EUA que pode substituir o nosso fubá brasileiro com distinção e excelência. Esse ingrediente é a masa harina, muito usada para fazer as tortillas e os tamales mexicanos e que tem a textura muitissmo similar ao fubá. Já tinha usado a masa para fazer algumas receitas no passado, mas nunca tinha testado usá-la no tradicional bolo de fubá. Falha minha já resolvida. Procurei por uma receita sem muitos salamaleques e vou dizer que variações abundam, mas no fundo é sempre a mesma idéia básica. Esse bolo fica grande e denso. Gostamos muito do resultado, tanto que não sobrou migalha.

1 e 1/2 xícara de fubá [* usei a masa harina]
2 e 1/2 xícaras de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento em pó
1 colher chá de sal
2/3 xícara de açúcar
2 ovos
1/2 xícara de óleo vegetal
1 colher de sopa de sementes de erva-doce

Pré-aqueça o forno a 400ºF/ 200ºC. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de bolo retangular [usei uma bundt]. Reserve. Misture o fubá e o leite e deixe de descansar por 5 minutos. Junte todos os outros ingredientes ao fubá molhado, misture bem e coloque na forma untada. Leve ao forno por 30 a 35 minutos. Retire do forno, deixe esfriar bem, desenforme se quiser e sirva.

9 comentários sobre “bolo de fubá
[americaxicanizado]”

  1. E maizena? aqui a gente tem o fubá em flocos também e mingau de milho que também serve.. Essas suas traduções são muito úteis!
    R: Angela, a maizena é o corn starch. o fubá em flocos e o mingau de milho eu nao conheço. precisaria ver pra ver se ha algo igual aqui. 🙂

  2. Pensei que a tradução era essa mesmo. Mas o que gosto mesmo é de bolo de fubá cremoso… Minha irmã adora esse mais denso. Estou na correria, mas passei aqui e no Come-se para dar uma espiadinha e desejar um ótima semana. Aqui em Sampa está um horror esta chuva de segundona! Bjus
    R: Lia, uma otima semana pra voce tambem. bjo!

  3. Fer, ótima receita. E já aconteceu de eu fazer bolo de fubá pensando que o tinha em casa, na ultma hor troquei por polenta, deu ate certo. Agora, estou meio viciado com um bolívia de milho feito com milho em lata, pratico e deliciai. Abs
    R: quero a receita! 🙂

  4. Fer,
    Segundo a nossa tia Ida, a erva doce era p/o bolo de fubá não dar gases e nem azia.
    Bjs
    Luiza
    R: Luiza, tao querida a Tia Ida! lembro de uma sobremesa que ela fez com a agua que tinha cozinhado as beterrabas, era uma verdadeira cozinheira frugal! beijo!

  5. Fer, nao sei nem como te agradecer!
    Sou culpada do exato crime, e ate’ bloguei sobre um bolo de fuba’ e agora vejo que usei o cornmeal na traducao
    Vou fazer o meu bolo “blogado” usando masa harina e re-blogarei o dito.
    De fato, voce tem toda razao, e eu devia ter sacado isso ha’ muito tempo… (sigh)
    R: Sally, nao vi o seu bolo, mas tenta com a masa e depois me diz o que achou! 🙂

  6. Fer, ha um tempo atras eu comprei “Corn Flour” do Bob’s Red Mill e eh bem, bem, bem fininha. Ainda nao usei (ta no freezer), mas o intuito eh fazer bolo de fuba. Voce ja tentou essa??
    Beijos!!:*
    R: Bri, nao é essa que eu linkei nos ingredientes––masa harina, golden corn flour? beijao! :-*

  7. E eu q nunca tinha pensado em usar massa harina no lugar do fuba, que ideia bacana Fer!
    Concordo com voce que a o fuba brasileiro eh bem mais fininho. Eu notei uma grande diferenca a primeira vez q comprei cornmeal aqui, ainda mais q minha mae usava “fuba mimoso” (o mais fino dos finos, rs!) p/ fazer polentas e afins.
    Gostei da sua ideia, vou tentar! Alias, gostei mais ainda, pois hoje nos comemos tamales e Matheus achou tao legal q nos inventamos de fazer em casa um dia desses (eu e ele com as aventuras culinarias, ja fizemos squid e outro dia ele quis experimentar aligator meat, e la fui eu achar p/ comprar e ainda coznhar!).
    Beijos e um super final de semana p/ voce!
    R: Ana, fazer tamales é uma aventura. um dia gostaria de tentar! me conte como foi, se fizer. bom final de semana pra voces tam,bem. beijo!
    Ana

Deixe a sua pitada: