bolo de creme

buttercream-cake_1S.jpg
Eu realmente não preciso de mais uma forma para assar bolos, quanto muito uma forma dupla. Mas comprei essa da marca Nordic Ware porque achei uma fofura. Ela assa dois bolinhos de uma vez, o que pode ser algo pratico. E pra testar a forma usei uma receita que veio impressa na embalagem. Ela fez dois bolinhos super finos, que podem virar uma sobremesa sofisticada para uma data especial. Eu servi num almoço para o meu filho e a namorada. Acompanhei as fatias de bolo com figos frescos e sorvete de baunilha.
1/2 xícara [8 colheres de sopa] de manteiga amolecida
1 e 1/2 xícara de açúcar
3 ovos
1/2 xícara de creme de leite fresco
1 e 1/2 xícara de farinha para bolo*
1/2 colher de chá de extrato puro de baunilha
1/4 colher de chá de extrato puro de amêndoa
1/4 colher de chá de extrato puro de limão
Pré-aqueça o forno em 325ºF/ 150ºC. Unte com manteiga e enfarinhe as formas. Eu polvilhei as formas com açúcar ao invés de usar a farinha.
Na batedeira bata a manteiga e o açúcar até obter um creme macio. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo continuamente a cada adição. Adicione metade do creme de leite e metade da farinha. Bata bem. Adicione o restante do creme e o restante da farinha, batendo até tudo se incorporar. Adicione os extratos de baunilha, amêndoa e limão. Divida a massa entre as duas formas untadas e enfarinhadas e leve ao forno por 35-40 minutos.
Remova do forno, deixe esfriar por 15 minutos, inverta os bolos sobre uma grade e dexe esfriar completamente antes de servir. Pode polvilhar com açúcar de confeiteiro se quiser. Eu não quis.
*Faça a farinha para bolo em casa misturando 2 colheres de sopa de amido de milho [maizena] na xícara quase cheia de farinha de trigo.

8 comentários em “bolo de creme”

  1. Oi Fernanda!
    Posso substituir o creme de leite fresco pelo buttermilk?

    R: pode sim, Vanessa, mas vai mudar o sabor do bolo, que nao sera mais de creme. se fizer, depois me conta!

  2. Também acabo sendo autocomplacente….falo, falo, falo, que não vou, que não quero e que não preciso comprar mais qualquer quinquilharia doméstica, mas em alguns momentos é como se a mão coçasse pra usar o cartão.
    E essa receita de bolo é mesmo especial.
    Beijo, Fer

  3. Fer, o bolo não leva fermento em pó? Gostei porque é diferente levando creme de leite, mas fiquei na dúvida quanto ao fermento. Bjs.
    R: oi Ani, o bolo nao leva mesmo fermento. bjo!

Deixe a sua pitada: