mousse de damasco

mousse-damasco_1S.jpg
Esse mousse acompanhado de queijo brie dá pra ser servido como entrada ou como sobremesa, fica ao gosto do freguês. No almoço de Páscoa coloquei os pratinhos na mesa, um pra cada convidado e alguns comeram no inicio e outros no final, junto com a sobremesa.
Cozinhe uma xícara de damascos secos com um pouco de água e açúcar. Deixe esfriar e bata no processador ou liquidificador, até obter uma pasta. Numa panela, coloque 1 xícara de suco de laranja e salpique um envelope [1 colher chá] de agar-agar. Leve a fogo e deixe ferver. Remova a panela do fogo e junte 1 xícara de purê de damasco. Coloque a mistura em forminhas individuais molhadas e leve à geladeira. Quando a mousse estiver firme, desenforme num pratinho e sirva acompanhada de fatias de queijo brie.
Usei damascos secos californianos, que custavam um pouco mais caros que os damascos turcos à venda na mesma loja. Escolhi esses porque procuro sempre dar uma forcinha pros produtos locais e evito o quanto posso consumir produtos que tiveram que voar de um continente para o outro, gastando combustivel, poluindo a atmosfera, eteceterá.

5 comentários sobre “mousse de damasco”

  1. Fernanda,
    Ameeeei essa idéia!!!!! Vou ter que fazer essa receita. Gostei da receita do post anterior tbém.
    Adoro suas receitas pela simplicidade de fazê-los!
    Um grande beijoMiti

  2. Que lindo, adorei!
    Fer, qual marca de agar vc usa? O pacotinho q eu acho por aqui vem bastante (bem mais do q 1 colher). Eu estou aprendendo a usar o agar, nem sempre me saio bem… quero testar todas suas receitas de pudins e gelatinas feitas com agar nesse verao! 🙂
    Bjs
    Ana
    R: Ana, eu compro o unico agar em pó que tem na lojinha asiática aqui em Davis e é uma marca japonesa, preciso olhar o pacote e ver se tem algum nome que esteja traduzido. vem 2 envelopinhos em cada pacote, eu medi o conteudo pra minha mãe e deu uma colher de chá bem rasa. bjo!

Deixe a sua pitada: