bolo de whiskey e chocolate

choco-whiskey_1S.jpg

Saí do trabalho tão energizada na sexta-feira, que ao invés de ver um filme na tevê, ler um livro ou revista, ou simplesmente não fazer nada, cheguei em casa e limpei a geladeira, fiz jantar [normalmente comemos fora nesse dia da semana] e assei este bolo de chocolate e whiskey. O bolo demorou pra ficar pronto e como tinha que esfriar completamente para desenformar, fomos dormir com a casa cheirando a chocolate e só fomos provar uma fatia no café da manhã do sábado. Eu adoro cozinhar com booze e se você também tem essa preferência, vai gostar muitíssimo deste bolo. Eu já tinha tido uma outra experiência com um bolo batizado no passado. Foi com esta receita de bolo de cacau & vinho que também ficou outstanding.

1 xícara de cacau em pó
[use o puro e sem açúcar–não use o Dutch-process]
1 e 1/2 xícara de café preparado
1/2 xícara de whiskey [pode ser bourbon]
2 tabletes [226 gr ou 1 xícara] de manteiga sem sal
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 e 1/4 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
2 ovos grandes
1 colher de chá de extrato puro de baunilha

Coloque a grade do forno no meio e pré-aqueça em 350°F/ 176ºC. Unte uma forma bundt com manteiga e polvilhe com cacau em pó. Reserve.

Numa panela pequena aqueça o café, o whiskey, a manteiga cortada em cubinhos e o cacau, batendo com um batedor de arame até a manteiga derreter completamente. Remova do fogo e deixe esfriar por 5 minutos.
Enquanto isso coloque na vasilha da batedeira a farinha, o fermento e o sal. Numa vasilha separada bata os ovos com o extrato de baunilha. Junte a mistura de ovos à mistura de chocolate. Com a batedeira em velocidade baixa, misture a farinha e vá acrescentando o liquido de chocolate bem devagar, até que fique bem combinado. A massa vai ficar bem fina e com bolhas. Vá raspando os lados com uma espátula, pra toda farinha se incorporar. Coloque a massa na forma untada e asse por 50 minutos. Remova do forno e deixe o bolo esfriar completamente antes de desenformar. Pode salpicar com açúcar de confeiteiro, para dar um toque decorativo. Este bolo fica bem denso e aromático, com uma leve piscada de whiskey.

8 comentários sobre “bolo de whiskey e chocolate”

  1. O melhor bolo que já fiz! O segundo foi um bolo de vinho e chocolate que também achei aqui.
    Maravilhosos!
    Somos amantes de whisky e vinho! Perfeitos.
    Outra paixão é a Irlanda, whisky e café, o que vem à mente? Irish Coffee!
    Assim usei um whisky irlandês. Fiz algumas modificações. Como sou celíaca, usei uma farinha glúten free.
    Agora vem os erros, que aconteceu de tudo para que não desse certo, e mesmo assim ficou sensacional. Coloquei o pó de café na jarra, e ao invés de pôr a água, coloquei o whisky, quando me deparei com o acontecido já era tarde. Como já queria um gosto mais acentuado de whisky, foi mais meia xícara de whisky. Depois ao inserir os ovos, tinha acabado de ler uma outra receita que iam 3 ovos e fiquei com aquilo na cabeça, sim errei, erram 2 ovos. Não sou muito fã de doce, sempre prefiro diminuir um pouco a quantidade de açúcar, prefiro pecar para menos, foi apenas 1 xícara de açúcar. Como a quantidade de líquido foi modificada, foram 3 x. de farinha.
    Esqueci de verificar o aquecimento do forno, depois de um tempo a casa estava com um cheiro entranho, fui verificar, o aquecimento estava ligado só para cima. Logo, queimou. Mudei a direção e fui controlando.
    Mesmo com todo o meu desastre ficou MARAVILHOSO!
    Adorei, vai para minha listinha de prediletos, melhor, mural!
    Saudações
    R: Tatiane, fazer esse bolo foi praticamente uma saga! mas que bom que deu tudo certo! abs! 🙂

  2. Adoro usar álcool, tanto nos doces como nos salgados. As carnes e os molhos só têm a ganhar com um copinho de vinho 🙂
    Tenho um bolo para testar que é feito com vinho tinto. Não sei ainda em que século me vou decidir a fazê-lo 🙂

  3. Adorei a receita do bolo, parece muito bom! (e eu ainda estou p/ fazer aquele com vinho, ve se pode…)
    Ja q a Leila fez uma sugestao vou copiar e fazer uma tbem Bailey’s Brownies tbem sao uma delicia Fer, um dos brownies mais deliciosos q ja provei.
    Bjs
    Ana

  4. Céus, se eu der pro marido uisque e chocolate ele casa comigo de novo!!
    R: hahaha! um bolo super especial! Angela, foi você que pediu receita de geleia de pétalas de rosas? tem uma AQUI, dá uma olhada.

  5. Oi Fer,
    Tudo bem? Queria te contar que fiz a famosa receita da Pati que você compartilhou de pão de queijo, senhor, o pecado da gula se instalou na minha cozinha! Já fiz algumas vezes e sempre uso da sua dica de congela-los para depois. Muito obrigada!
    Trabalho com ilustração aqui em SP e o estudio em que trabalho fez uma campanha para Kitchen Aid, que eu achei que poderia gostar, vou deixar aqui o link, depois me diz o que achou…
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=145009232234051&set=a.144475608954080.31412.132692140132427&type=1&theater
    Beijos e obrigada pelas receitas delicia!
    R: Marina, adorei saber disso! bem bacana as ilustracoes da KA, parabens!

  6. Hmmm…. Queria provar esse!
    Uma sugestao para o seu proximo bolo de chocolate com bebida (se ainda nao conhece): stout brownies (Guinness).
    R: tenho que testar esse! 😉

Deixe a sua pitada: