bolo de cacau & vinho

Bolo de cacau e vinhoA revista Food & Wine do mês de setembro chegou e no dia seguinte já acabou na cozinha, com montes de post-its cor laranja super fluorescente colados em muitas páginas. A primeira receita simplesmente não podia esperar. A idéia de usar vinho na massa do bolo era extremamente sedutora. Eu sei que existe uma afinidade entre o chocolate e o vinho, mas nunca tinha colocado isso em prática antes. O resultado foi um bolo bem denso e picante, deliciosamente agradável. Eu estava preocupada, pensando como iria fazer pra consumir o bolão, que resolvi fazer bem numa semana em que estou sozinha. Porém não precisei me preocupar muito, pois o Gabriel deu uma passadinha básica aqui em casa para lavar roupa e caiu de amores pelo bolo. Comeu muitas fatias e levou mais outras para casa dele. Sucesso absoluto e sem desperdício!

2 xícaras de farinha de trigo
3/4 xícara de cacau puro, não adoçado nem processado
1 1/4 de colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
2 tabletes [113gr cada] de manteiga amolecida
1 3/4 de xícara de açúcar
1 1/4 xícara de vinho tinto seco
2 ovos grandes
1 colher de chá de extrato puro de baunilha
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

bolo-cacau_vinho_2S.jpg

Pré-aqueça o forno em 350ºF/ 176ºC e unte uma forma bundt—ou qualquer outra dessas redondas com um furo no meio, com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

Numa vasilha misture com o batedor de arame a farinha, o cacau, o fermento e o sal. Na batedeira, coloque a manteiga e o açúcar e bata em velocidade média, até a mistura ficar bem fofa [mais ou menos 4 minutos]. Adicione os ovos, um por vez, e continue batendo. Junte a baunilha e bata por mais dois minutos. Vá colocando a mistura de farinha com uma colher grande e alternando com o vinho, até os ingredientes ficarem bem incorporados. Coloque a massa na forma untada e polvilhada com farinha e leve ao forno por 45 minutos. Remova do forno, deixe esfriar e então vire o bolo numa travessa. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro, se quiser. Eu não quis. Sirva com creme de leite fresco batido em chantily, se quiser. Eu não quis.

19 comentários sobre “bolo de cacau & vinho”

  1. Olá!! Amei a receita e resolvi fazer pro meu aniversário! Ficou ótima e fez o maior sucesso! Vc me autoriza a colocá-la no meu blog??
    Beijos
    R: Julia, pode colocar sim, sem problema. bjo

  2. Ameiiii o bolo, fica diferente, mais e super gostoso, o sabor do vinho no bolo, tudo de bom, com o frio que faz aqui em santa catarina esses dias, nem te conto o suceso do bolo, comi sozinho, com creme por cima e ainda com uma compota de maça que tinha pronta, delicia..
    Abraços

  3. Olá Fer
    Sou da turma da Pat Feldman, vida natural, etc, sempre visito teu blog, mais nunca tinha comentado, esse bolooooo, me deixo louca desde que vi a receita, so hoje que consegui fazer, ele esta assando no forno, adorei a parte onde você diz que fica picante, adoro picante, vinho, chocolate, em fim , tudo de bom!!!
    As vezes dou uma fugidinha das farinhas integrais, acho que a receita vale a pena.
    Um abraço
    R: oi Cristina! que bom, espero que voce goste do bolo. fica bem diferente. beijo, Fer

  4. Querida Fer,
    que bolo divino é esse… fiz hj e ficou absurdamente delicioso. O casamento do cacau puro com o vinho é perfeito, muito agradável de se comer sem parar rs.
    Bjos
    Dani
    R: Dani, adorei saber que voce fez e gostou! beijao, Fer

  5. Querida Fer,
    Acordei last Fri, sonhei contigo e ia te txt pra desejar a Happy Fri, mas fikei…timida(!?)..hehe
    Anyway..Kim eh louco por bolos – basicos e de chocolate – mas nao eh fan de vinho. Funciona?
    Bem..ainda nao voltei nem a metade, mas ja deu pra escrever aqui..hehehe
    Bjs amiga.

  6. Fer
    Nossa,quanto tempo..
    Tudo bem com vcs?
    Achei interessante essa receita,porque não vai leite,boa prá eu fazer para meu filho que é alérgico à leite.Deve ficar delicioso.
    E aí,menina quando vem para o Brasil?
    Bjs

  7. Fer, eu to dando uma pausa nos doces, mas esse bolo é de babar… vou guardar a receita pra mais tarde. E chef magra é assim faz um bolao e soh come um pedacinho. Se fosse aqui em casa, era uma vez o bolo ! Beijao.

  8. E aí Fê, graças a você, novamente, estou comprando revistas de receita! O problema é que os livros de receita gringos são bons, mas não refletem muito a realidade brasileira e eu fico meio freak, as pessoas nem apreciam muito (mas eu sim!). E encontrei uma revista legal, chamada Menu, com receitas que valorizam produtos de época (uma matéria era só sobre a tangerina e estou doida para fazer o pudim). Pena que aqui no Brasil a variação de revistas não é tão grande quanto nos EUA.
    Mas gostei da receita desse bolo e preciso comprar uma batedeira, urgente. Quero fazer aquele que leva morangos e açúcar demerara também.
    Beijos!
    R: isso mesmo, Leticia. usa os bons ingredientes dai e aproveita! um beijo, Fer

  9. Confesso que já vi algumas receitas de bolo com vinho tinto, mas sempre fiquei de pé atrás. Vinho do Porto é natural usar e sei que fica delicioso. Ainda bem que fizeste, assim já sei que não há perigo 🙂 Ficou lindo o efeito da fôrma!

  10. Fer,
    Esse bolo! Uau! Vou guardar a receita porque ainda nao tenho coragem de ligar o forno. Felizmente daqui um mes praticamente estaremos no outono!!! Beijos,
    Maria

  11. Oi Fer!
    Conheci seu blog essa semana atravez do Rainhas!
    Ja me apaixonei pelo capricho e principalmente por esse bolo!! Idéia genial vinho no bolo de chocolate! Deve ter ficado uma delicia meeesmo!!
    Bom fds
    Bjs Fe.
    R: Fe, bem-vinda! 🙂 fico feliz que voce me achou. beijo, Fer

  12. Fer,que mistura boa esta,é o tipo de bolo que a gente olha e pensa “como não pensei nisto antes”?
    beijo querida e bom finde para voces!

  13. Fernanda, obrigada pelo blog. Acabei de me mudar e assim que vi que podia voltar a cozinhar, dei uma passadinha aqui, aproveito as receitas mais simples, e me delicio com suas fotos.
    R: obrigada voce pela visita e comentario, Janete. beijo, Fer

  14. Que delicia, vou fazer aqui em casa pois acho q meu marido vai gostar, ele eh fa de vinho e aqui nos ja comprovamos q vinho e chocolate eh bom demais!
    Mas Fer, ta faltando o vinho na lista dos ingredientes….!
    Beijao!
    Ana
    R: já arrumei, Ana! thanks e bjo!

  15. fer, eu não achei entre os ingredientes a quantidade de vinho que vai na receita…
    R: nossa, é mesmo! escrever cansada dá nisso–obrigada, já vou arrumar! 🙂

Deixe a sua pitada: