Theo chocolate — factory

Theo chocolate factory Theo chocolate factory
Theo chocolate factory
Theo chocolate factory
Theo chocolate factory
Theo chocolate factory Theo chocolate factory
Theo chocolate factory
Theo chocolate factory
Theo chocolate factory Theo chocolate factory
Theo chocolate factory Theo chocolate factory
Theo chocolate factory
Theo chocolate factory Theo chocolate factory
Theo chocolate factory

A primeira surpresa aconteceu dentro do avião, quando abri um tablete daquele chocolate com erva-doce, figo e amêndoa que levei para comer durante a viagem. Já tinha visto o endereço da fábrica dos chocolates Theo, que eles imprimem em letras grandes na frente da embalagem—3400 Phinney, mas foi somente quando fui ler a lista de ingredientes na parte de trás que vi o endereço completo, que incluia a cidade—Seattle, WA.

—good lord, a fábrica dos chocolates Theo fica em Seattle!!!

Não foi um momento absolutamente auspicioso descobrir esse detalhe de localização, justamente quando eu estava voando de Sacramento para Seattle? Então coloquei uma visita à Theo imediatamente na minha lista de coisas para fazer e lugares para visitar na cidade. Ainda no light rail que nos levou do aeroporto para o hotel, já coloquei o endereço no google maps, pra ver a distância do hotel até a fábrica. Teríamos que pegar taxi ou ônibus. Ficou registrado.

A segunda surpresa aconteceu no domingo, quando combinamos de nos encontrar com a Bridget, irmã da Victoria. Ela nos levou primeiramente ao Fremont market, que ficava bem distante do nosso hotel. Andamos pelo mercado e ela perguntou o que gostaríamos de fazer a seguir. Eu disse, bem, você que mora aqui que decide, mas eu tinha na minha lista visitar uma fábrica de chocolate, você conhece o chocolate Theo? Ela respondeu, claro que conheço, vamos lá então! E atravessou a rua. Eu achei que estávamos voltando para o carro, mas a fábrica da Theo ficava exatamente do outro lado da rua onde estávamos!

—good lord, a fábrica dos chocolates Theo é aqui!!!

Num pequeno prédio de tijolinho, quase não dava pra identificar que aquilo era uma fábrica de chocolate. Entramos e colocamos nossos nomes numa lista de espera para o próximo tour, onde milagrosamente conseguimos entrar. Esses tours são muito populares e lotam rapidinho, por isso é recomendado que se faça reserva. Tivemos muita sorte. Enquanto aguardávamos nossa vez na sala de espera e loja, ficamos experimentando pedacinhos de chocolate, de todos os tipos, sabores, misturas, até que chegou a hora do tour.

A fábrica é bem pequena e emprega apenas setenta funcionários. Tudo é feito manualmente, desde a torrefação do cacau, a confecção dos bombons e caramelos, até a finalização com empacotamento e embalagens. Tivemos uma guia super simpática, cheia de energia, paixão e entusiasmo. Ela nos deu uma extensa aula de biologia, botânica, história, geografia e política. Eu já tinha tido uma aula parecida quando fiz o chocolate tasting na Ginger Elizabeth em Sacramento. Mas na Theo a aula é bem mais complexa, porque eles precisam esmiuçar e enfatizar a importância de se comprar o cacau orgânico e fair trade. A guia explicou que há muito trabalho escravo na produção do cacau, principalmente nos países da costa oeste da África. O chocolate da Theo não é mais gostoso por causa disso. Eles são deliciosos porque são muito bem feitos, com ingredientes de altíssima qualidade. Mas saber que ninguém foi explorado no processo até você poder se deliciar com uma barra de chocolate faz a diferença para mim e para muitos outros como eu.

A fábrica estava parada no domingo, mesmo assim fomos envolvidos por uma nuvem calorosa e cheirosa de chocolate quando entramos nas instalações. Os visitantes durante a semana podem ver a fábrica em pleno funcionamento. Adorei visitar a cozinha, onde os deliciosos bombons e caramelos são preparados. É incrível que todo aquele chocolate é feito artesanalmente, até as embalagens decoradas por uma artista local.

Theo é a única empresa que faz chocolate com cacau orgânico e fair trade aqui nos EUA. A fábrica tem apenas 4 anos de existência e já coletou muitos prêmios. Chocolate puro, de alta qualidade, com um sério compromisso com a sustentabilidade ambiental e políticas sociais. Não tem como não ficar fã!

* A Megan Gordon do blog Bay Area Bites também fez a tour na Theo e escreveu um relato muito legal.

9 comentários em “Theo chocolate — factory”

  1. Com o tempo acabei abandonando os chocolates pela dificuldade de achar produtos tão lindos como esses. Não conhecia os chocolates Theo, e o relato só me fez sofrer de vontade.
    Ótimo relato, e não preciso nem comentar as fotos!
    Geraldo Figueras
    In Spirits
    R: obrigada, Geraldo! 🙂

  2. Nota-se que este relato acerca da Theo é emocionado, de quem muito se preocupa e quem defende a justiça com unhas e dentes. As embalagens são as mais bonitas que já vi até hoje, daquelas que até temos o cuidado de não rasgar e que poderíamos guardar junto com o aroma do chocolate por muito tempo 🙂

  3. Super legal Fer! Estou adorando seus passeios por Seattle, sem duvida ja passou a ser um lugar q eu adoraria conhecer!
    Li outro dia sobre o Theo chocolates, reviews muito bom e assim como o Tilth eles me ganham ja de cara pela iniciativa e filosofia por tras dos produtos.
    Adorei ler sobre sua tour e as fotos estao lindas tbem! Chocolate eh algo q eu adoro, fiquei no chocolate shop por dois anos e tenho sentido uma falta de mexer com os chocolates, eh terapeutico, algo muito bom de se trabalhar.
    Beijao!
    Ana

  4. Fer, a prefeitura de Seattle podia te contratar para promover o turismo na cidade…
    Eu, que nunca tinha pensado em ir pra lá, já coloquei na minha lista de lugares para visitar antes de morrer. Essa fábrica me ganhou de vez. Incrível.
    beijos

  5. Fernanda, sou super fã do seu blog. Dou uma sapeada nele todos os dias. Adoro as fotos, as receitas, as dicas. Mas fiquei aqui, na minha, sem nunca comentar, mas quando vc falou dessa fábrica de chocolate, lembrei de uma matéria que li no caderno Paladar, do Estadão, sobre um baiano que se juntou com um americano para produzir chocolate orgânico de altíssima qualidade. Dê uma lida, se tiver tempo. É bem interessante.
    beijão pra vc e parabéns!
    http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos+paladar,eles-dividem-o-mesmo-sonho-querem-achocolatar-o-mundo,3651,0.shtm
    R: obrigada por comentar e pela dica do artigo, Siomara. um beijo!

  6. Nossa Fer que bacana!!!
    Fiquei babando vendo as fotos e o seu relato da visita à fábrica. Já tinha ficado de olhão qd vc mostrou as embalagens foférrimas do chocolate Theo lá no outro post! Q delícia deve ser degustar um chocolate 5 estrelas e com good karma ainda por cima!
    Que pena que não tem desse aqui em Portugal 🙁 tô com água na boca, manda pra cá um cestão?!?! 😀
    Beijos

Deixe a sua pitada: