Piri Piri Starfish
[Sabores e Cozinha]

Piri Piri Starfish
Piri Piri Starfish
Piri Piri Starfish Piri Piri Starfish
Piri Piri Starfish Piri Piri Starfish
Piri Piri Starfish Piri Piri Starfish
Piri Piri Starfish Piri Piri Starfish
Piri Piri Starfish Piri Piri Starfish
Piri Piri Starfish
Piri Piri Starfish

Os livros da Tessa Kiros demoraram muito pra chegar por aqui. E quando chegaram desembestei a comprar todos. Apenas um deles ainda não tinha dado as caras quando fui passar o Natal com minha família em Londres. Coloquei então o Piri Piri Starfish: Portugal Found no topo da minha lista de livros para comprar por lá, porque believe me my friends, muita coisa que é popular na Inglaterra, não chega por essas terras americanas [com exceção do onipresente festivo revolucionário Jamiezinho Oliver].

Em Londres esse foi o único dos livros que eu queria comprar, que não consegui encontrar pelos poucos lugares por onde passei. Deixei pra dar uma geral depois das festividades, pois ainda teria alguns dias por lá.

Na noite de Natal minha mãe estava distribuindo e abrindo os presentes que a minha irmã, que estava em Portugal, tinha deixado lá na casa do meu irmão quando eu vejo o livro da Tessa Kiros saindo de um dos embrulhos. E não era apenas o livro da Tessa Kiros sobre Portugal, mas o livro da Tessa Kiros sobre Portugal traduzido para o português! Fiquei tão entusiasmada que minha mãe decidiu dar o livro pra mim, apesar do presente ter vindo pra ela. Minha irmã comprou depois um outro volume e levou pra minha mãe, quando todos voltaram pro Brasil.

Voltei pra California toda feliz e serelepe com o único livro da Tessa que não acho por aqui. E com a vantagem dele estar em português. Só não gostei muito da a tradução do título. Achava Piri Piri Starfish: Portugal Found uma coisa tão fofinha. Mas Sabores e Cozinha – ao Encontro de Portugal está bem, pois o que interessa mesmo é o conteúdo—as receitas, o texto, os ingredientes, as fotos.
Não tem um livro da Tessa que não seja lindo e esse é particularmente especial. Todo em tons azulados, como os maravilhosos azulejos que vemos por todos os cantos em Portugal. Ainda não fiz nenhuma receita dele, mas já marquei várias. Desde dezembro do ano passado que estou apenas folheando, folheando, olhando, olhando, totalmente inebriada com tanta boniteza.

10 comentários sobre “Piri Piri Starfish
[Sabores e Cozinha]”

  1. Portugal! Portugal! 🙂
    Adorei ver um livro de receitas portuguesas por aqui, como é óbvio! Experimente e mostre fotos! E se quiser alguma receita é só pedir!!!!
    Beijos

  2. Fernanda,
    Aluguei esse livro e olhei suas receitas por mais de um mês e só fui testar uma depois desse seu post!
    Fiz o pão de chouriço, ficou ótimo!
    Lindas fotos como sempre!
    Beijinhos
    Marina

  3. Fezoca, esse livro parece lindo e delicioso! Adoro vários pratos portugueses, especialmente a clássica bacalhoada, que minha mãe faz seguindo a receita da única portuguesa da família, mãe do meu avô paterno. Esse exemplar deve ser uma ótima opção para aprender mais pratos. Poste alguns em breve! 🙂
    Beijos!

  4. Sou fascinado pelo Twelve, cada vez que abro o livro penso em largar tudo e me mudar pra Itália.
    E realmente, Portugal e Brasil sempre banalizam títulos com suas traduções. Uma pena.
    Geraldo Figueras

  5. Fer,
    Também sou grande admiradora da Tessa Kiros. Já ouvi umas vozes criticas aqui em Portugal sobre esse livro, dizendo que é mais adequado para estrangeiros do que para portugueses. Mas eu não vejo isso como negativo, pois ali está uma verdadeira declaração de amor à nossa gastronomia e a justa divulgação (que os portugueses não fizeram). Sou fã das receitas, das fotos, dos textos!
    beijos

  6. Também fiquei totalmente apaixonada quando vi o livro em Londres. Comprei logo e mostrei a toda a gente quando cá cheguei. É lindo, feito com tanto cuidado que me deixou cheia de carinho pela Tessa Kiros, que não conhecia. Alguém que olhava e tratava o meu país daquela forma só podia ser especial.
    Mas tenho pena que o livro mais bonito da cozinha portuguesa seja escrito por uma estrangeira. Às vezes temos mesmo de olhar de fora para ver as riquezas que nos rodeiam.
    Um beijo *
    mariana

  7. Também amei as suas fotos e fiquei com vontade de ter o livro… Dos que vendem aqui nos EUA, qual você recomenda, o Apples for Jam ou o Falling Cloudberries?
    R: os dois sao lindos, mas talvez o Apples for Jam voce aproveite mais com Chris.

  8. São lindos os livros dela, gosto muito também do Apples for jam – com receitas muito simples do universo infantil …mas o que é melhor, as fotos, a sua sensibilidade simples mas requintada, ou as receitas ?
    R: Vera, é um conjunto de tudo, que fica simplesmente perfeito! 🙂

  9. Suas fotos estao cada vez melhor… ou seria cada vez melhores? Sei la’, meu portugues definitivamente esta’ mais capenga a cada ano que passa… uma vergonha!
    Adorei os tons de azul – so’ fui a Portugal uma vez e me apaixonei por tudo que vi.
    Aguardo suas receitas…..

Deixe a sua pitada: