torta de verdura

swisschardpie_1S.jpg

swisschardpie_2S.jpg

Fiquei sem geladeira por três dias. A dita cuja parou de funcionar provavelmente na quinta à noite, mas eu só fui perceber que algo estava errado na sexta pela manhã, quando vi o chão da cozinha todo alagado. Mas como só pude pensar no assunto quando cheguei do trabalho no final do dia, perdi algumas coisas que estavam no freezer. O que salvou a patria foi a geladeira velhusca e feia que tenho dentro da garagem. Ela alojou a maioria das comidas, até a visita do técnico, que só aconteceu na segunda-feira. Com esse bafafá todo, tive que usar algumas coisas na correria. As frutas descongeladas que não foram pro lixo, viraram geléia. E as folhas verdes, que eu não quis passar pra geladeira da garagem, acabaram virando uma torta deliciosa. A receita original, publicada na edição de fevereiro de 2009 da revista Everyday Food pedia swiss chard, mas eu usei três tipos diferentes de folhas e metade de um repolho, fatiado fininho. Essa torta me lembrou uma torta de escarola que minha mãe costumava fazer. Com certeza dá pra fazer usando qualquer outra verdura, como escarola, chicória, mostarda ou acelga. A massa é simplesmente o fino da bossa—fácil de fazer e de abrir. Já refiz essa mesma massa, para uma torta de frango. E vou fazer ainda mais uma vez, usando um recheio de palmito. Uma receita & mil e uma variações.

recheio de verdura
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola media picada
4 dentes de alho picados
1 quilo de folhas verdes [*swiss chard na receita original, mas eu usei uma mistura de três tipos diferentes de folhas verdes, mais metade de um repolho pequeno]
3/4 colher de chá de flocos de pimenta vermelha
Sal a gosto
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
3 colheres de sopa de farinha de trigo
raspas da casca de 1 limão grande
1 colher de sopa de suco de limão

Numa panela, adicione o azeite e refogue ali a cebola e o alho ate ficarem macios. Adicione as folhas verdes picadas, caules também e a pimenta vermelha e o sal. Refogue por uns 4 minutos, com o fogo baixo e a panela tampada. Destampe e cozinhe por mais uns minutos, mexendo de vez em qdo. Se formar água, escorra. Adicione o queijo, a farinha, as raspas e suco de limão. Acerte o sal e coloque o recheio na forma forrada com a massa.

massa de azeite
Numa vasilha coloque 2 1/2 xícaras de farinha de trigo, 1/3 xícara de azeite extra virgem, 1/2 xícara de água gelada, 3/4 colher de chá de sal marinho grosso. Misture bem com um garfo, depois amasse com as mãos e sove por um minuto. Faça uma bola, cubra com plástico ou pano de prato e deixe descansar por meia hora em temperatura ambiente.
Para abrir, divida a massa em 2/3 e 1/3. Abra a parte maior e forre uma forma de fundo removível de 20 cm. Coloque o recheio, cubra com a outra parte menor da massa, pincele com uma mistura de ovo e água, faça quatro cortes na massa para sair o vapor e leve ao forno pré-aquecido em 400ºF/ 205ºC por 1 1/2 hora.

A torta já montada pode ser congelada crua, dentro da forma e embrulhada em plástico e papel alumínio. Coloque ela desembrulhada no freezer por 30 minutos. Embrulhe e guarde por até 2 meses. Quando for assar, pode fazer com ela ainda congelada.

14 comentários sobre “torta de verdura”

  1. amei sua receita só não gostei da parte da cebola eka num gosto mesmo mais eu parabénizo vc por sua receita facio e sem frescura pois todos querem comer algo bom no paladar e que seja facio de fazer barato de se combra .abraço

  2. Fer, fiz a minha primeira torta com a sua receita! Essa massa é realmente muito boa. Ficou deliciosa! Muito obrigada por compartilhar o seu conhecimento conosco, pobres mortais.
    De recheio, fui de espinafre e brócolis.
    R: obrigada por me contar, Nicole! beijo

  3. Fe,
    segunda vez que faço e ficou perfeita- a massa ficou incrível!
    da uotra vez fiz com espinafre. hoje fiz com acelga mas coloquei um peixinho que tinha, e uma colherona de requeijão– tudo pra tapear o filho!
    deu certo e ele comeu todo o verde!

  4. Oi Fer
    A torta ficou muito boa, da primeira vez fiz sò com verduras, repolho,cenoura e nabiça refogados. da segunda eliminei as nabiças e fiz uma camada de espinafre e outra de tofù ralado temperado com cebola alho e molho de soja, então muito obrigada pela dica.
    R: gostei muitissimo de saber disso, Te. 🙂

  5. Nem sabes, mas tuas receitinhas e tuas fotografias deliciosas foram minhas fiéis companheiras durante vários anos solitários na capital gaúcha.
    Hoje continuo aqui, mas em outras estantes nem tão solitárias assim.
    Adoro teu blog!
    beijinho
    R: Ah, Marjorie, fiquei MUITO feliz por você me contar isso! 🙂 um beijo

  6. Não sei que verduras usaste para além do repolho, mas pensei imediatamente em espinafres. Acho que qualquer verdura deve ficar muito boa 🙂
    Adoro massas que abrem bem, simples de fazer e que resultam!
    R: usei uma mistura de kale e collard greens [couve]. mas imagino que espinafre tambem fique otimo!

  7. Oi Fer, linda torta! Vou tentar fazê-la! 🙂
    Meu nome é Viviane e eu morei em Davis de janeiro a julho de 2008. Nos encontramos algumas vezes, mas acho q vc não se lembra de mim. Não faz mal!
    Achei referencias ao seu nome e ao Chucrute nesse site: http://osmarbertoldi.com/wordpress/?p=438
    Só pra vc ver!
    Espero que esteja td bem ai no paraiso (é como eu costumo chamar Davis!)
    Beijos,
    Viviane

  8. Fer, obrigado pela receita!!!!
    Fiz ontem mesmo…
    Maravilhosa massa, facílima. E o resultado impressionante. Vai virar básico aqui em casa.
    Fiz de acelga com espinafre , usei 1,15 kg de folhas frescas, ficou muito, mas muito boa mesmo.
    R: adorei saber disso, Nani. vou querer fazer com acelga tbm! bjo

  9. Fer adoro qualquer massa que tenha verdura como recheio ,adoro usar espinafre e aspargos ,nao tem nada melhor pra dar um fim nas verduras do que uma torta ou uma sopinha de tudo dentro.
    PS:Fer me desculpe a ignorancia tecnologica ,mais vc pode me explicar melhor como fazer meus 365.
    rsrsrs ,posso usar um blog normal? eu ja tenho um flickr,nao entendi direito ,desde ja obrigado.
    bjim

  10. Adoro torta de verduras, minha mãe sempre fez de escarola em casa. Sua torta ficou lindíssima e com um aspecto delicioso também. Agora, o que me chamou mais a atenção nesta receita foi a massa de azeite, deve ficar muito mais saborosa e perfumada do que as massas comuns. Vou experimentar com certeza.
    Bjinhos

  11. Adoro tortas, qualquer tipo de torta. São versáteis e saborosas. Dá prá fazer torta de quase tudo. Vou experimentar a sua receita de massa, porque a minha, apesar de deliciosa é cheia de manteiga.
    Abraços,
    Cláudia

  12. Oi Fer, que saudades!
    Ando tão sem tempo de visitar os blogs e quando venho aqui me deparo com esta torta lindona. Fiquei louca pra fazer com espinafre (amo!) ou escarola (adoro!) Será que fica bom com beringela?rsss
    Então, menina, tô trabalhando em uma revista de decoração e tô amando! O único problema é a falta de tempo, mas não se pode ter tudo, né?
    Mil beijos

  13. Linda a torta Fer!
    Nossa geladeira ja fez dessas, so q nos so fomos descobrir o problema quando percebemos nosso quarto alagado (minha casa eh 1 andar so e o quarto divide a parede com a cozinha). Foi um caos Fer, serio, tivemos q arrancar carpete, alugar maquina p/ sugar a agua, deixar janelas abertas e ventiladores p/ secar a madeira do chao, e depois alem de gastar com tecnico da geladeira tivemos tbem despesa com o cara q veio recolocar o carpete… um sufoco, e obviamente tudo isso aconteceu 2 dias antes de irmos p/ o Brasil, eu mereco ne?! (o carpete ficou escancarado por 3 semanas ate voltarmos e o cara vir arrumar)
    Mas passou, deu tudo certo e a vida continua ne!
    Adorei mesmo sua torta, ta lindona!
    Beijos!
    Ana

Deixe a sua pitada: