greens & grits

greens_grits_2S.jpg

No final do ano passado comprei uma caixa de grits, pensando em bolar um tipo de farofa de Natal com eles. Esse grão é muito parecido com a polenta e é usado em muitas receitas no sul dos EUA. Eu, porém, nunca tinha usado ou comido os grits em nenhuma receita. Para a farofa da ceia, decidi usar o cream of wheat, que engana muito bem. Fiz a farofa e tal e só uns meses atrás que descobri que tinha vários pacotes de farinha de mandioca e de milho guardados num cantinho, no fundo de um dos meus armários. Nada como ser desorganizada!

Mas farofas à parte, a caixa de grits ficou lá esperando por uma oportunidade de ser usada. Com o livro Vegetarian Suppers da Deborah Madison em mãos, vi a receita mais básica que existe para preparar os grits, acompanhados de um refogado de folhas verdes. E foi também uma excelente chance pra gastar vários maços de verdes—dois de chard e dois de dino kale. Greens and grits, foi o jantar que eu fiz.

Para os grits:
1 1/2 xícara de leite
1 1/2 xícara de água
3/4 xícara de grits
Sal marinho
Manteiga a gosto

Misture a água e o leite numa panela e leve ao fogo até ferver. Adicione os grits aos poucos e 1/2 colher de chá de sal. Mexa com um batedor de artame ou colher de pau, até os grits ficarem cozidos e engrossarem. Coloque manteiga a gosto e sirva.
Para os verdes eu usei 2 maços de chard picadinho e 2 maços de dino kale picadinhos. Refoguei cebola cortada finiho em azeite e juntei os verdes. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora. Sirva com os grits. Jogue cubinhos de queijo feta por cima e sirva imediatamente.

4 thoughts on “greens & grits”

  1. Fer, há um tempo já venho me deparando com o ingrediente grits nas receitas e ainda não tinha conseguido entender direito o que era…obrigada pela explicação!
    Deve ter ficado uma delícia!
    Um beijo grande!

  2. OI Fer,
    Gostei muito do post.
    Só queria saber se no Brasil temos esses verdinhos..
    Não reconheci!O primeiro parece folhas de beterraba, o outro não tenho idéia.
    Grande abraço
    Kaká

Deixe a sua pitada: