salada de legumes assados

legumes_assados_1S.jpg

Essa salada é absolutamente simples, casual e frugal, mas o resultado me surpreendeu deveras. Quando vi a receita na Everyday Food de setembro de 2008 pensei—que legal, vou poder usar muitos ingredientes acumulados na geladeira! Mas eu não poderia imaginar o quanto essa salada de legumes assados ficaria boa. Aliás, você já teve a oportunidade de avaliar como alguns minutos de forno transformam o sabor da couve-flor?

Os ingredientes para a receita original eram cenoura, cebola roxa e abobrinha, mas eu usei os legumes que tinha e a minha mistura, além da cenoura, levou alho-poró, couve-flor e favas. Use os legumes que você quiser e tiver disponível na sua cozinha.

Distribua os legumes numa assadeira forrada com papel alumínio, salpique com sal marinho grosso, pimenta do reino moída na hora e um fio de azeite. Coloque em forno alto [450ºF / 232ºC] por 20 minutos. Deixe os legumes esfriarem um pouco. E descasque as favas. Numa saladeira faça um vinagrete com vinagre de vinho ou sherry [jerez], sal e azeite.

Misture bem, junte os legumes assados. Na hora de servir junte folhas de alface rasgadas com as mãos e algumas bolotinhas de queijo de cabra.

Olha, não houve clima para fotos da salada pronta, porque atacamos a dita cuja com uma fúria só comparada à de um bando de coelhos famintos. Ficou deliciosa, deliciosa mesmo e não sobrou nem um molhinho no fundo da tigela.

11 comentários sobre “salada de legumes assados”

  1. Lu,
    Reli e não expliquei o que queria. O sal marinho é um sal não refinado tal como o açúcar cristal não é como o açúcar refinado. Ou seja, é menos fininho. Mas não é sal grosso. O que noto é que quanto mais refinado menos percebo o sabor quando provo puro, e do ponto de vista de natureba, quanto mais refinado pior para a saúde.

  2. Fiquei com esta receita na cabeça e hoje finalmente fiz. Usei cogumelos pleurotus, couve-flor, cebola, abobrinha e pinhão de araucaria. So que em vez de queijo, coloquei camarao cozido.
    Vou fazer sempre, a idéia de fazer salada de legumes assados é simples e maravilhosa. Merci pela dica!
    R: que legal, Marina! gostei da sua versão. beijo, Fer

  3. Adoro, adoro, adoro roasted veggies, mas nunca usei como salada. Ideia joia!
    tenho aproveitado para usar o forno quando faco pao, ja’ que tem que ser em temperatura alta – vou fazer essa salada junto com meu pao amanha cedo

  4. Fer, achei bem curioso que levaste as favas ao forno ainda na casca…
    Adoro favas, e nesta altura em que elas estão bem frescas e saborosas, tento aproveitar ao máximo.
    Ontem comprei, orgânicas, e acho que vou fazer assim!
    Gostei muito. 🙂

  5. Lu,
    Sal Marinho, se reside no Brasil, tem um bom, o da VITAO que encontrará no setor vegetariano de bons supermercados ou casa de produtos naturais. Infelizmente são obrigados a adicionar iodo, o que não altera o sabor mas pra previnir hipotireoidismo na população o governo adicionarem mais iodo do que o recomendado.

  6. Tão simples quanto deliciosa, Fer!!
    Tudo o que preciso para um bom jantarzinho aos dias de semana lá em casa, quando tudo é meio corrido, graças à fome de leão da filhinha e do maridex… risos…
    Bjão,
    Mari

  7. oi,Fe! Quase todas as suas receitas são meio sofisticadas pra mim. Essa realmente é mais simples. Desculpe a ignorância, mas não fica muito salgado por causa do sal grosso?
    bjs
    R: Lu, minhas receitas sao para quem nao eh AZ de cozinha, como eu. mais simples, impossivel. apenas salpica o sal grosso, que NAO eh o sal grosso de churrasco que voces tem ai. Eh sal marinho. voce vai saber quanto colocar, para o seu gosto. bjs.

Deixe a sua pitada: