os livros de Tessa Kiros

tessa_kiros_5S.jpg
tessa_kiros_2S.jpg tessa_kiros_9S.jpg
Falling Cloudberries

Tessa Kiros é uma multiculturalidade ambulante, nascida na Inglaterra, filha de uma mãe filandesa e de um pai grego-cipriota, foi criada na Africa do Sul e hoje, casada com um italiano, vive na Itália, depois de ter trabalhado em diferentes restaurantes em diferentes partes do mundo. O primeiro livro dela—Falling Cloudberries—eu recebi de presente anos atrás, gentileza da Valentina, que comanda o blog Trem Bom. Nele, Tessa conta um pouco da sua história e da sua família incomum, com fotos lindas, receitas filandesas, gregas, sul africanas e italianas incrivelmente inspiradoras e um texto encantador, que nos conquista com uma prosa nostálgica e romântica. A delicadeza está em todos os detalhes nos livros dessa autora, que cuida para que a leitura seja uma viagem cheia de experiências. Eu, particularmente, adoro os desenhos em alto relevo nas capas, sem falar nas fotos, que não mostram aquelas comidas maquiadas e perfeitas, e conseguem nos deixar com a confortável sensação de que podemos fazer igual.

tessa_kiros_12S.jpg
tessa_kiros_20S.jpg
tessa_kiros_10S.jpg tessa_kiros_17S.jpg
Apples for Jam

Agora comprei o terceiro livro dela—Apples for Jam—que é outra pequena obra de arte. Nele, Tessa continua contando histórias de família, desta vez mais recentes, da infância das suas duas filhas, que ela chama de ratinhas. O livro também incluí os amigos. As receitas em Apples for Jam são divididas por cores e outra vez Tessa nos dá aquela sensação de intimidade e familiaridade, reforçando a idéia de que podemos fazer as mesmas receitas nas nossas cozinhas comuns, sem sentir que estamos apenas tentando reproduzir as idéias de uma cozinheira perfeita.

Os livros da Tessa Kiros não foram feitos para ficarem enfiados e escondidos em prateleiras de estantes e armários. Eles merecem os holofotes, como decoração numa mesa de centro, para que possam estar sempre à vista e às mãos, e assim serem folheados e apreciados sempre que houver uma oportunidade.

[*]únicos defeitos desses livros—no primeiro a fonte usada para a explicação das receitas é tão minúscula, que mesmo com óculos tive dificuldade para ler. no segundo, todas as receitas e textos usam uma fonte maiorzinha, mas de cor cinza bem claro, que em contraste com o fundo branco, nem um binóculo infravermelho dá jeito.

9 thoughts on “os livros de Tessa Kiros”

  1. Também babando por livros da Tessa Kiros, encontrei na http://www.siciliano.com.br a tradução do livro sobre culinária portuguesa (título em português: Sabores e Cozinha… ao Encontro de Portugal…). A grande dúvida: vale a pena comprar essa tradução??? Alguém me ajuda???

  2. Eu já vi o de Veneza, quando estive em Londres em Dezembro. É muito bonito, mas achei muito específico, muito centrado na cozinha típica da zona. Se comprar acho que será mais pelas fotografias e pelo livro em si, que mais uma vez é lindo, do que pelas receitas.

  3. Adoraria ter algum deles só de ouvir você falar (ou ver o que escreveu). Mas a Livraria Cultura demora 6 semanas (!!) para importar. Ninguém merece!!!!
    beijoss

  4. Oi Fernanda,
    Eu acho os livros dela lindo e tenho três. Comprei ano passado a caixa com as edições britânicas do Apples for Jam e Falling Cloudberries. Mas você sabe que eu descobri a Tessa através das versões norueguesas dos livros dela. Ela é fácil de achar em norueguês, mas comprei em inglês.
    Uns meses eu comprei o mais recente livro dela sobre a cozinha portuguesa, chamado Piri piri Starfish, lindo de morrer. E uma graça uma versão moderninha da cozinha lusa.
    Vi outro dia que um livro dela sobre Veneza está em pre-lançamento.
    Abraço,
    Claudia
    R: Claudia, tambem vi o de Veneza e o da Tuscana e ja fiquei de olhao! 🙂 O sobre Portugal ainda nao chegou por aqui, mas vou ter paciencia e esperar. Faz sentido ela ser traduzida em muitas linguas, afinal ela eh uma cidadã do mundo. beijo, Fer

  5. Fer, ganhei o livro dela de comida de Portugal.É lindo.voce amará.E ganhei de uma amiga portuguesa que o recomendou e muito.
    R: esse ainda nao esta disponivel por aqui, mas assim que chegar, vou agarrar um exemplar pra mim! 😉

  6. Ja ouvi tanto sobre os livros dessa autora, preciso ver se tem na livraria p/ eu dar uma espiada pois ja tentei na biblioteca local e nao achei. Uma pena pois as recomendacoes sao sempre otimas sobre o Falling Cloudberries! E outro dia mesmo uma moca estava comentando sobre o Apples for Jam em um board de culinaria q eu participo!
    Parecem mesmo lindos os livros Fer!
    Beijos!
    Ana
    R: Ana, acho que esses livros ainda sao novidades aqui nos EUA, pois eles chegaram ha pouco tempo. Lembro de buscar por outros livros, qdo ganhei o primeiro, e so dava pra comprar na Europa. logo teremos mais livros dela disponiveis. eu recomendo, acho que voce vai adorar! beijo, Fer

  7. Eu não conhecia, infelizmente não devem estar publicados em Portugal os livros dela. Adorei as capas e as lombadas. Adoro livros e se tiverem receitas ainda gosto mais he he
    Vão sair receitas do livro feitas por ti?
    Espero que sim, para que possa ver o que lá tem 🙂
    R: sim, a do bolo de morango, logo acima, é dela. 🙂

  8. Eu adoro os livros da Tessa Kiros e ando com um post sobre eles na cabeça há muito tempo. Tenho o Falling Cloudberries e o Piri-piri Starfish, que é todo, todinho sobre Portugal e que é, talvez, o livro de cozinha portuguesa mais bonito que eu já vi (o facto de ser escrito por uma estrangeira dói-me um bocadinho na alma).
    Gosto das receitas, das histórias, das fotografias e da forma informal e natural como tudo é dito e mostrado. Gosto da autora, sem a conhecer de lado nenhum. E sei que vou comprar todos os livros dela, porque são pequenas jóias para se ter e folhear muitas vezes.
    Beijão *

Deixe a sua pitada: