sopa de aspargos & arroz

sopa-aspargos_2S.jpg

A edição de maio da revista Country Living traz um amor de reportagem, com vários famosos comentando as comidinhas favoritas feitas pelas suas mães. Essa sopa era preparada na Itália pela Erminia, mãe da Lídia Bastianich— cozinheira que comanda um programa de culinária italiana na rede PBS.

Como aqui os arpasgos já estão no seu esplendor, era essa justamente a receita que eu precisava! Tinha todos os ingredientes, menos o alho, que substituí por shallots—enchalotas.

Faz 8 porções — fiz metade
4 dentes de alho grandes
1/2 xícara, mais 2 colheres de sopa de azeite
2 xícaras de batata cortada em cubinhos
3 xícaras de alho-poró picadinho, parte branca e verde
1 folha grande de louro
1 colher de sopa de sal marinho ou kosher
800 gr de aspargos frescos cortados em pedaços
1 xícara de arroz arborio
Pimenta do reino moída a gosto
1/2 xícara de queijo Grana Padano ou Parmigiano-Reggiano ralado na hora

Numa panela funda refogue o alho picado em 1/2 xícara de azeite. Adicione as batatas e refogue por 5 minutos. Então adicione o alho-poró e cozinhe por mais 3 minutos. Junte 4 litros de água, a folha de louro e o sal. Misture bem, tampe e deixe ferver. Baixe o fogo, adicione os aspargos—eu separei as pontas, que só coloquei na sopa quase no final. Cozinhe por mais ou menos 1 hora, ou até que o liquido esteja reduzido em 1/3. Adicione o arroz, deixe ferver e cozinhe por 10 minutos. Coloque pimenta a gosto e ajuste o sal. Junte 2 colheres de sopa de azeite e o queijo ralado. Sirva imediatamente, ainda bem quente.

3 thoughts on “sopa de aspargos & arroz”

  1. Fer, que delícia de sopa!!
    Eu faço parecido aqui em casa, aliás muuuuito parecida – uma receita do Dr. Andy Weil, conhece? Só que na sopa aqui de casa uso arroz integral ou cevadinha.
    É bom demais!!
    R: Pat, nao conheco o Dr. Weil, mas gostei da ideia do arroz integral e cevadinha. Obrigada! 🙂

Deixe a sua pitada: