pudim de limão

pudim_limao_1S.jpg

Estou gastando os limões colhidos como posso. O Gabriel ajudou, levando um tanto. Queria muito fazer um doce, mas queria algo diferente—e fácil! Essa receita de meyer lemon budino publicada pela revista Bon Appétit de setembro de 2006 se encaixou nos meus critérios. Substituí o meyer pelo siciliano. Ficou um pudim bem limãozudo, com uma camada fofa e esponjosa por cima e um creme sedoso por baixo.

faz 6 porçoes
1/2 xícara mais 2 colheres de sopa de açúcar
3 ovos grandes, gemas e claras separadas
1/4 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara mais 2 colheres de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa da casca do limão ralada
3/4 xícara mais 2 colheres de sopa de leite integra
1/4 colher de chá de sal

Pré-aqueça o forno em 350ºF/ 176ºC. Unte seis potinhos com manteiga. Misture 1/2 xícara de açúcar, as gemas, a farinha, o suco e raspas do limão numa vasilha grande e bata bem. Junte o leite e bata novamente. Na batedeira, coloque as claras e o sal e bata bem, junte 2 colheres de sopa de açúcar e termine de bater até formar picos. Adicione delicadamente as claras batidas na mistura de limão em duas partes. Divida a mistura entre os 6 potinhos e coloque sobre uma forma com água até a metade dos potinhos. Leve ao forno por 30 minutos, ou até que os pudins fiquem levemente dourados. Remova da forma com água e deixe esfriar um pouco. Sirva morno ou frio.

14 comentários sobre “pudim de limão”

  1. Que receita é essa de gelo de limão e laranja . quero saber também . Vou receber uns amigos e quero bombar, pelo menos no gelo!!!!! rsrsrsrsrsrsrs

  2. Pudim de limão deve se muito bom.e tem um aspecto delicioso.descobri por acaso deu blog gostei do que vi e vou voltar.tb tenho um canho gostava que vove visitasses.!!!
    bjs
    bom f.d.s

  3. Oi Fernanda,
    adoro o seu blog e sempre que posso dou uma espiada.
    Acho que somos muito parecidas, adoro flores, gatos e meu lugar preferido é a cozinha.
    Sou filha de mineiros, mas moro em SP, sou artísta plástica e chef de cozinha, trabalho numa cozinha experimental e meus dias não passam, voam…
    Amo o que faço.
    Huuum limão, experimente uma limonada feita com água com gás e antes de servir coloque um ramo de hortelã fresco na jarra, eu adoço com mel, no verão é super refrescante!
    Costumo tb fazer gelos com triângulos de limão para servir com coca-cola e laranja para colocar no guaraná, é prático e nas festas sempre é sucesso garantido.
    Um grande abraço e parabéns pelas fotos e receitas!
    Vivi
    R: Vivi, muito obrigada! adorei a dica dos gelos pra refrigerante. beijo, Fer

  4. Hummmm…me encheu a boca d’água…
    Nunca havia pensado em um pudim de limão…mas não é que é uma idéia sensacional!!!
    Acredito que deva ficar mais suave que a tradicional torta de limão com leite condensado, que eu considero um pouco doce demais.
    Vou experimentar com a entrado do inverno…servido morno deve ser uma delícia!
    Bjos e bom final de semana :o)

  5. na verdade o que eu queria mesmo era um botãozinho com um envelope pra eu mandar essa delícia pra minha linda e querida mãe fazer quando a gente for visitar ela no fim de semana.
    muitos beijos

  6. Amei a receita, é perfeita tb para os limões que eu tenho em casa e ficaram com uma cara apetitosa mesmo…estou fazendo um movimento na minha alimentação este mês (nada de carne, muito líquido e exercícios), mas estava sentindo falta de um docinho.
    Beijos

  7. Oh q lindo seu doce!
    Ja fiz dessa sobremesa mas com chocolate, eh muito bacana a maneira q ela assa e fica o pudim embaixo. Mas nunca fiz de limao…
    Voce pode fazer preserved Lemons Fer, eles duram por um tempo ne? E eu lembro q vc ja passou uma receitinha caseira aqui no chucrute…!
    Limonada, lemon curd, lemon pound cake, pasta with lemon cream sauce…. receita com limao eh o q nao falta ne?!
    O duro eh q depois de uns dias comendo tudo com limao vc nao vais mais querer ve-los na frente…!
    Fer, espreme alguns dos limoes e congela o suco em forminhas de gelo, ai vc tem fresh lemon juice quando precisar p/ fazer receitas ou uma limonada mais p/ frente nos dias quentes de verao!
    Beijos!
    Ana
    R: Ana, outra dica, que eu ainda nao fiz, eh cortar o limao em quatro e congelar. parece que dah certo espremer depois de descongelado. quem me deu essa dica foi o Gabriel. preciso testar. beijao! Fer

  8. Oi Fofa. Já provou bater o caldo dos limões com leite condensado no liquidificador e levar gelar??? Somente! Receitinha mais fácil…impossível. E de quebra, como você gosta muita de frutas frescas, coloque por cima de uma bela salada destas, salpique com casca dos limões ralada, geladeira e voilá: sobremesa saudável, aproveitável…e melhor: ultra-fácil!!! (Das nossas, né?) Ah, e esta “musse” vai muito bem daquele ultra-fácil também, pão-de-ló, que pode ser feito, trocando-se o leite, por suco dos limões…
    Aproveite a safra!
    Beijos…

Deixe a sua pitada: