bolinhos de toffee

bolinho_toffee_S.jpg
bolinho_toffee_2S.jpg
Outra receita do The Kitchn que me fez pirar o cabeção. Os bolinhos melecados de toffee me pareceram simplesmente DELICIOSOS. E eram! Segui a receita neuroticamente, mas como sempre cometi um errinho—no tira e põe dos óculos durante a leitura da receita, visualizei a frase “four 6-ounce ramekins” mas processei a informação como “6 ramekins”, por isso fiz mais bolinhos do que a massa acomodava e acabei com seis mini bolinhos, que não cresceram nem murcharam com um furo no meio, como os da receita original. Fiquei um pouco frustrada com isso, mas a deliciosidade dos bolinhos me fez esquecer rapidamente esse pequeno e insignificante detalhe.
toffee cakelets
faz 4 bolinhos
3/4 xícara de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
3/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 tcolher de chá de sal
1/4 xícara de dasmacos secos picados
1/4 xícara de tâmaras descaroçadas e picadas
2 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
6 colheres de sopa de acçúcar mascavo
1 ovo
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
Unte QUATRO ramequins com manteiga e reserve. Pré-aqueça o forno em 350° F/ 176ºC com a grade no centro. Misture os damascos e tâmaras picados numa vasilha e cubra com água fervendo. Reserve. Numa vasilha misture a farinha, o sal, fermento e bicarbonato e use o batedor de arame para misturar. Na batedeira bata a manteiga e o açúcar até formar um creme, por aproximadamente 3 minutos. Junte o ovo e a baunilha. Junte a mistura de farinha aos poucos, batendo em velocidade baixa. Escorra as frutas de molho na água. Jogue as frutas escorridas na massa. Misture delicadamente com uma espátula e distribua a massa nos ramequins untados. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos. Remova do forno, espere esfriar um pouco e remova os bolinhos dos ramekins e coloque numa travessa ou bandeja.
Prepare o molho de toffee com:
1/3 xícara de açúcar mascavo
3 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/3 xícara de creme de leite fresco
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
Misture todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo médio até o açúcar dissolver. Reduza o fogo e cozinhe por mais uns 5 minutos, até o molho ficar mais escuro e denso. Sirva o molho morno sobre os bolinhos, também ainda mornos.

bolinho_toffee_1aS.jpg bolinho_toffee_1bS.jpg bolinho_toffee_1cS.jpg

Devoramos os bolinhos num tempo recorde e todo mundo gostou do resultado, eu, Uriel e Gabriel—que deu o veredito de “uma delicia!” para os singelos toffee cakelets.

7 comentários sobre “bolinhos de toffee”

  1. Nossa, que bonitinhos!!
    Assim tao ooey e gooey on top acho q eh algo q Matheus ia gostar. (ele adora um caramel sauce!)
    Acredita q ainda nao comi sticky toffee Fer?!
    Vejo sempre receitas de sticky toffee puddings/desserts, mas ainda nao testei.
    Creio q preciso inovar nos doces… a danada panna cotta sempre ganha nas votacoes p/ sobremesa por aqui! rs!
    Beijos!
    Ana

Deixe a sua pitada: