pasta integral com brócolis e grão de bico

pastabrociligarbanzo_1S.jpg
pastabrociligarbanzo_2S.jpg
O booklet Everyday Meals da revista Gourmet descreve o resultado da mistura de ingredientes desse prato como absolutamente espetacular. Eu não sei se teria a inventividade de colocar na mesma panela grão-de-bico e macarrão, mas a revista Gourmet afirmou que era fantástico, então resolvi tentar. A receita pede brócolis congelado, que quando cozinha se despedaça. Eu usei brócolis fresco e os floretes ficaram inteiros. Talvez tenha sido isso o único porém do meu resultado, mas não comprometeu o veredito da revista.
6 dentes de allho picados
1/2 colher de chá de pimenta vermelha em flocos
1/4 xícara de azeite
2 pacotes de 300 gr de brócolis congelado [não descongele]
*eu usei um maço de brócolis fresco e cru
3/4 de colher de chá de sal
1 lata / 450gr de grão de bico cozido e escorrido
250 gr de espaguete integral
Parmesão ralado para servir
Refogie o alho picado e a pimenta em flocos no azeite por uns minutos. Adicione o brócolis ainda congelado e vá refogando até ele descongelar e ficar macio, em torno de 5 minutos. Adicione sal a gosto.Junte o grão-de-bico e refogue mais uns minutos. Desligue o fogo. Cozinhe o espaguete integral ao dente em bastante água com sal. Reserve 1/2 xícara da água do cozimento e escorra. Junte a água e o macarrão ao cozido de brócolis. Sirva com bastante queijo parmesão ralado por cima. Pode também regar o macarrão com um fio extra de azeite se quiser.

10 comentários sobre “pasta integral com brócolis e grão de bico”

  1. Ai ta vendo so, eu tbem nunca fiz macarrao com feijao ou chickpeas pq me parece ser uma combinacao meio estranha… Ate tenho receita de massa com white beans e chickpeas, bem parecidas com a sua Fer, mas ainda nao testei.
    Acho q um dia vou fazer so p/ ver como eh viu, pois agora com a sua recomendacao fiquei mais curiosa! rs!
    Ainda assim me parece um prato meio pesado (meio carbohidratao sabe?!)…. mas fiquei feliz q vc gostou!
    Beijos!
    Ana

  2. Fer, este “gostei” teu não pareceu “absolutamente espetacular”.
    Eu não experimentei, mas acho que não me pareceria absolutamente espetacular!
    Te mandei um e-mail com o veredito das revistas !!
    R: Edu, realmente nao ficou “absolutamente espetacular”. mas ficou gostoso! many thanks, Fer

  3. Fer eu gosto muito de massa com as chamadas leguminosas.Me amarro num macarrãozinho com feijão,rsrsrs.Sei que tem gente que torce o nariz mas eu amo.Gosto muito de salada de macarrão com feijão branco, um arraso!
    Essa massinha ficou linda!E eu que ando apaixonada pela massa integral!!!
    bjs

  4. Voce leu minha mente de novo – estou namorando uma receita de pasta com grao de bico faz tempo, mas sem coragem de testar
    sera’ que ficaria legal com ruby chard em vez de broccoli? Nada contra broccoli mas estou com um maco grandao de chard me olhando da geladeira
    R: acho que fica sim, Sally. o importante eh voce nao omitir o alho! 😉

  5. Como já disseram em cima, nós usamos muito massa com grão de bico, tanto no rancho a que juntamos couves e carnes variadas, como os couscous e grão.
    Quando vi o seu esparguete também fiquei um pouco surprendida.
    Mas afinal, gostou ou não desta mistura? 🙂
    R: gostei! 🙂

  6. massa com grão fica muito bom. faz lembrar o rancho, comida típica portuguesa que leva massa tipo macarrão com grão de bico, legumes cozidos, carnes e enchidos (como o cozido à portuguesa).
    bjs, bom fim.de.semana

  7. Fê.
    Espero que vc esteja bem !!!! Esta semana comprei um livro lindo de molhos para massa que tem receitas de massa com grão de bico…e também achei estranho a combinação, vou escanear e lhe mandar…mas ainda não testei para ver se é uma boa receita!
    Beijão,
    Patrícia

Deixe a sua pitada: